A avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTavares, Ana-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:05:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:05:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4750-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4750-
Descrição: dc.descriptionO primeiro ciclo da avaliação externa das escolas (AEE) públicas em Portugal, iniciado em 2006, visou aferir a qualidade das organizações educativas. Este processo insere-se num movimento de mudança o qual decorre da pressão social exercida sobre a escola para que esta proceda a um ajustamento do seu currículo, bem com ao modo de o gerir, adequando-se assim a oferta escolar às necessidades da sociedade. Foi objetivo da AEE compreender as variáveis que poderiam explicar as regularidades e irregularidades nelas observadas contribuindo, assim, através de mecanismos de informação retroativa e prospetiva, para o aperfeiçoamento e progresso das mesmas. Entre as variáveis tidas como relevantes na organização escolar pela tutela encontra-se a liderança a qual constituiu um dos domínios alvo desse processo avaliativo. O presente artigo surge no âmbito de uma investigação de Doutoramento intitulada “A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de caso”. Conhecer e compreender como se posicionam os vários agentes duma comunidade educativa, sobre os impactos da AEE ao nível das lideranças num agrupamento de escolas são os objetivos deste estudo. A realização de entrevistas e a aplicação de questionários a elementos da comunidade educativa, aliados a análise de documentos oficiais, permitir-nos-á aceder a informação. A mesma constituiu um contributo que poderá ajudar a melhorar as práticas de liderança assim como futuros processos avaliativos a implementar. A realização das primeiras entrevistas a elementos do conselho pedagógico permite-nos avançar com alguns dados interessantes. Assim, genericamente, os entrevistados recolhessem à AEE um efeito positivo nas lideranças no que toca, nomeadamente, à definição de metas e planos de ação para a consecução das mesmas-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de liderança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Título: dc.titleA avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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