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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Tavares, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:05:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/4750 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4750 | - |
Descrição: dc.description | O primeiro ciclo da avaliação externa das escolas (AEE) públicas em Portugal, iniciado em 2006, visou aferir a qualidade das organizações educativas. Este processo insere-se num movimento de mudança o qual decorre da pressão social exercida sobre a escola para que esta proceda a um ajustamento do seu currículo, bem com ao modo de o gerir, adequando-se assim a oferta escolar às necessidades da sociedade. Foi objetivo da AEE compreender as variáveis que poderiam explicar as regularidades e irregularidades nelas observadas contribuindo, assim, através de mecanismos de informação retroativa e prospetiva, para o aperfeiçoamento e progresso das mesmas. Entre as variáveis tidas como relevantes na organização escolar pela tutela encontra-se a liderança a qual constituiu um dos domínios alvo desse processo avaliativo. O presente artigo surge no âmbito de uma investigação de Doutoramento intitulada “A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de caso”. Conhecer e compreender como se posicionam os vários agentes duma comunidade educativa, sobre os impactos da AEE ao nível das lideranças num agrupamento de escolas são os objetivos deste estudo. A realização de entrevistas e a aplicação de questionários a elementos da comunidade educativa, aliados a análise de documentos oficiais, permitir-nos-á aceder a informação. A mesma constituiu um contributo que poderá ajudar a melhorar as práticas de liderança assim como futuros processos avaliativos a implementar. A realização das primeiras entrevistas a elementos do conselho pedagógico permite-nos avançar com alguns dados interessantes. Assim, genericamente, os entrevistados recolhessem à AEE um efeito positivo nas lideranças no que toca, nomeadamente, à definição de metas e planos de ação para a consecução das mesmas | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação externa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Título: dc.title | A avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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