Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Amílcar | - |
Autor(es): dc.creator | Ornelas, Dalila Maria Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:05:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/4699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4699 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Este projeto de intervenção centra-se no contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento do domínio da expressão oral, no âmbito da disciplina de Português, no 7.º ano de escolaridade. O projeto de intervenção Comunic’ARTE ocorre em quatro contextos educativos distintos (Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Casa da Cultura de Santa Cruz, Museu Quinta das Cruzes e Ginásio de São Martinho) e encontra-se desenvolvido em quatro andamentos: fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação do projeto, de acordo com as orientações de Martins (2002). Nesta investigação-ação, que decorreu de setembro de 2013 a junho de 2014, optou-se por uma metodologia qualitativa, alicerçada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005) que destaca quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Meio). Esta metodologia permitiu-nos apreender as aprendizagens vivenciais dos intervenientes através de uma Educação pela Arte centralizada na comunicação verbal espontânea e planificada e realizada em contexto intra e extra sala de aula, com alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade. Os instrumentos de recolha de informação (observação participante, registos vídeo e fotográficos, opiniões e trabalhos dos sujeitos) permitiram observar e registar, pormenorizadamente, as práticas desenvolvidas para posterior reflexão. A abordagem pedagógica do domínio da expressão oral em articulação com as expressões artísticas permitiu constatar o desenvolvimento da comunicação verbal dos sujeitos e o acréscimo de competências e valores adquiridos pelos alunos num contexto de Educação pela Arte. | - |
Descrição: dc.description | This project of intervention is based on the contribution of artistic expressions for the development of oral communication in the subject of seventh form Portuguese. The project of intervention entitled Comunic’ARTE runs in four distinctive educational contexts (Elementary and Secondary School of Santa Cruz, Cultural Centre of Santa Cruz, the Museum Quinta das Cruzes and the Gymnasium of São Martinho) and is developed in four stages: rationale, conception, implementation and feedback, evaluation and reflection of the project, according to Martins’s guidelines (2002). The action-research occurred from September 2013 to June 2014, and it is based on a qualitative approach which is centered upon the Pedagogical Relationship Model of Renald Legendre (1993, 2005) that distinguishes four poles (Subject, Agent, Object and Environment). This methodology allowed us to fully understand the learning experiences of the intervenients in an Education through Art context, focused on spontaneous and planned verbal communication, inside and outside the classroom, with 7th form students. The data collection instruments (participative observation, video and photographic registrations, audio-recordings, opinions, comments and students’ work) allowed to observe and register, in detail, the practices developed for posterior reflection. The pedagogical approach of the oral expression domain in articulation with the artistic expressions allowed us to ascertain the development of verbal communication and an increase in acquired skills and values in students by an experience of Education through Art. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral expression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistic expressions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education through art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhetoric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Relationship Model | - |
Título: dc.title | Comunic' Arte : o contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento da expressão oral, no 7º ano de escolaridade, na disciplina de português | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: