Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:03:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:03:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4514-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada no 11º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português-
Descrição: dc.descriptionNas duas últimas décadas, vários autores das áreas da Linguística Textual e da Análise do Discurso (entre os quais se destacam Jean-Michel Adam, André Petitjean e Dominique Maingueneau) teorizaram sobre classificações textuais e respetivos critérios definitórios. Essas reflexões permitiram esclarecer e sistematizar algumas questões que são importantes do ponto de vista teórico e particularmente úteis para o contexto didático, nomeadamente no âmbito de disciplinas em que a análise de textos é central. O objetivo do presente artigo consiste em recensear os seus principais contributos, aplicando-os às classificações dos textos literários, e, em particular, à sua abordagem na sala de aula. A reflexão começa por incidir sobre i) a distinção entre classificações que assentam num único critério (tipos de textos, tipos de sequências textuais) ou em mais do que um critério (tipos de discurso, géneros) (Petitjean 1989), e ii) a explicitação da natureza dos critérios inerentes a essas classificações (Adam 2001, Maingueneau 1998). Apresentadas estas propostas, são sublinhadas as que consideramos mais pertinentes usar em contexto didático, e aplicadas a textos literários recomendados pelos programas de Português do ensino básico e secundário. Por fim, são dissecadas as propriedades que permitem inserir alguns desses textos nas classes em que consensualmente são incluídos (com destaque para textos dos géneros romance, epopeia, conto e soneto). Pretende-se, deste modo, apresentar uma sistematização operatória de classes de textos literários que seja aplicável na sala de aula e que esteja em conformidade com o que está previsto nos programas de Português. A dimensão pedagógica da reflexão constituirá um apoio aos professores do ensino básico e secundário na didatização dos conceitos abordados. As reflexões apresentadas são extensíveis a textos de outros géneros literários (como a novela, a cantiga, o auto, etc.), de outros tipos de discurso (como o discurso jornalístico, o discurso académico, etc.) ou de géneros avulsos (como a carta, o horário, o relatório, etc.).-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação de Professores de Português-
Relação: dc.relationhttp://www.app.pt/6075/11-o-encontro-nacional-da-associacao-de-professores-de-portugues/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTipologia textual-
Palavras-chave: dc.subjectGénero-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística textual-
Palavras-chave: dc.subjectTipos de textos-
Palavras-chave: dc.subjectTipos de sequências textuais-
Palavras-chave: dc.subjectTipos de discurso-
Título: dc.titleAlguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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