Análise dos desafios e potencialidades da integração das narrativas digitais no ensino a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVallescar, Diana-
Autor(es): dc.creatorMarcos, Adérito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:04:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:04:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4487-
Descrição: dc.descriptionA educação a distância ganha uma enorme importância na formação de um público diverso. Os cursos, de temáticas variadíssimas, multiplicam-se nas redes e universidades como Stanford, que regista mais de 100 mil alunos numa disciplina, ou os cursos MOOCs (Massive Open Online Course), da universidade de Potsdam com 700 mil alunos. As novas ferramentas geram cursos mais abertos, flexíveis, atrativos, interativos e desafiadores, situando a universidade a distância às portas de uma “revolução educativa”. As estatísticas indicam que em 2020, as universidades a distância, em contraste com as tradicionais, conseguirão angariar um número superior de alunos levando universidades prestigiadas, como Oxford e Cambridge, a render-se à evidência. Mas, será que a esse aumento de cursos, ferramentas e, sobretudo, alunos corresponde e significa um real envolvimento pessoal destes? Neste contexto, poderá a educação a distância converter-se num elemento significativo para a vida das pessoas e da comunidade académica? Como poderíamos analisar e avaliar essa realidade, identificando possíveis variáveis que definam a base teórica da experiencia, à semelhança da prática implementada a nível económico para diferenciar os diferentes concorrentes? Nesta comunicação, propomos uma resposta inicial utilizando as narrativas digitais. O enquadramento conceptual que faremos será complementado com a descrição de uma experiência de campo (Bemposta – Mogadouro, 8-14/06/2014). O trabalho insere-se no projeto de pós-doutoramento - “narrativas digitais e diversidade” e DIVERSITY IN THE LEARNING EXPERIENCE IN (HIGHER) EDUCATION- ERASMUS MP Project (01.10.2012-30.09.2014) 528049-LLP-1-2012-1-AT-ERASMUS-ESIN.-
Descrição: dc.descriptionDistance education gains enormous importance for training diverse public. Courses of various themes multiply by means of Internet and universities like Stanford recruit more than 100 thousand of students in MOOCs (Massive Open Online Course), as well as Postdam, with over 700,000. The new tools create more open, flexible, attractive, interactive and challenging courses, placing the university away at the gate of an “education revolution”. Statistics indicate that in 2020, the distance universities, in contrast to the traditional ones, will be capable to garner a higher number of students, taking prestigious universities such as Oxford and Cambridge, to surrender to the evidence. But does this increase of courses and tools, and especially students, mean personal involvement and profound significance for them? In this context, can long distance education become a significant element for students and the academic community? How could we analyze and evaluate it? Could it be done by identifying possible variables that would define the theoretical bases of these experiences, similar to economical field practices are presently doing to differentiate competitors? In this paper, we will give an initial response by using digital narratives. The theoretical frame will be complemented with our description of a field experience (Bemposta - Mogadouro, 8-14/06/2014). This work is part of a postdoctoral research on digital narratives and diversity, also related with the project of DIVERSITY IN THE LEARNING EXPERIENCE IN (HIGHER) Education- ERASMUS MP Project (01.10.2012-30.09.2014) 528049-LLP-1-2012- 1-AT-ERASMUS-ESIN.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationDIVERSITY IN THE LEARNING EXPERIENCE IN (HIGHER) EDUCATION- ERASMUS MP Project (01.10.2012-30.09.2014) 528049-LLP-1-2012-1-AT-ERASMUS-ESIN-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência de campo-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas digitais-
Palavras-chave: dc.subjectStorytelling-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital narratives-
Palavras-chave: dc.subjectFieldwork-
Título: dc.titleAnálise dos desafios e potencialidades da integração das narrativas digitais no ensino a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.