A utilização de materiais didáticos no ensino da geometria no 2º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste : dois estudos de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorLeite, Dulce Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4433-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação do Mestrado em Supervisão Pedagógica insere-se na linha de investigação: Ensino-aprendizagem em ambientes e contextos diversificados. A presente investigação tem como objetivo analisar como são utilizados os materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2.º ciclo, em particular no tema Geometria, procurando compreender as conceções e as práticas dos professores. Neste sentido, contemplam-se aspetos relacionados com as conceções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, relacionando com a atual formação académica desses professores, a forma como os alunos aderem à utilização de materiais didáticos, as dificuldades sentidas e possíveis constrangimentos na sua utilização. Pretendeu-se compreender de que forma estes aspetos poderão ter efeito na aprendizagem e ensino da matemática. Para concretizar esta investigação analisaram-se dois estudos de caso, estudando-se as conceções e as práticas pedagógicas de dois docentes que lecionam em turmas do 5.º ano, em escolas do Ensino Básico da zona de Díli. Os dados foram recolhidos por observação de aulas com registo em diário de bordo, realização de entrevistas aos professores e com a recolha de produções dos alunos. Este estudo assume uma abordagem qualitativa, em que a investigadora assumiu papel de observadora e supervisora, pelo que tem um papel participante durante a planificação/orientação das atividades matemáticas planificadas, quer pelo professor titular, quer pelo professor estagiário. O método de análise considerou a criação de categorias indutivas, uma vez que se baseia em recolhas qualitativas (relatórios narrativos ou descrições contextuais) e utiliza técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Com o estudo verificou-se que os professores deste estudo definem o material didático como auxiliador do ensino e como motivador para o aluno e muito importantes, ajudando o aluno a construir conceitos matemáticos. A inclusão destes materiais no ensino da geometria comprovou as suas vantagens, tendo os alunos compreendido os conteúdos com significado e de forma mais efetiva.-
Descrição: dc.descriptionThe work developed in the context of the Master’s Degree in Pedagogic Supervision is inserted in the investigation line: Teaching-learning in varied environments and contexts. The main goal of this investigation plan is to analyse the use of didactical materials in mathematics classes at the 5th and 6th grade of the elementary school, specifically in Geometry, understanding the pedagogical practices of teachers and their conceptions. In this sense, there are some aspects related to the design of the respective teachers and their recent academic training, the way children respond to the use of didactical materials, the effects of its use in the proposed activities, the difficulties felt in handling the material. The aim is to understand how these aspects may impact on learning and teaching mathematics. To realize this research were conducted two case studies of two teachers who work in the 5th grade, at elementary schools in the area of Díli. All data was collected during the professional practice of both teachers with writing descriptive records for the researcher, although the analysis and interpretation involved interviews with teachers, classroom observations with a diary, and collecting student’s productions. This study is qualitative, in which the researcher assumed the role of observer and supervisor, in both cases, having a participant role during the planning/orientation of mathematical activities, as for the titular teacher, as for the training teacher. Therefore, the method used in this theme was the deductive method, since it is based on qualitative collections (narrative reports or contextual descriptions) and uses participant observation and unstructured interviews. With this study was found that the teachers of this study define didactical material as supportive of teaching, as a motivator to the students and also something very important to use in classes, helping students to construct mathematical concepts. The inclusion of this materials in the teaching of geometry has proved his advantages, for the students understood the content meaningful and more effectively.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subject2º Ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectTimor-Leste-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning geometry-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School in East Timor-
Palavras-chave: dc.subjectDidactical material-
Título: dc.titleA utilização de materiais didáticos no ensino da geometria no 2º ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste : dois estudos de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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