Jogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade : um estudo de investigação ação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorMáximo, Ivone Carla da Costa Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3946-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade em que os adolescentes vivem num mundo cada vez mais concreto e imediato, em que as motivações não se encontram orientadas para a apreensão e entendimento de conceitos matemáticos, é fundamental apresentar esta disciplina como algo imprescindível na vida quotidiana, recorrendo a estratégias e métodos diferenciados. Deste modo, o uso de jogos digitais como ferramenta educativa tem um papel ativo na construção do conhecimento uma vez que fazem parte da vida quotidiana dos alunos proporcionando novas formas de aprendizagem. Neste estudo, que foi realizado no contexto do ensino profissional, apresenta-se uma revisão da literatura sobre jogos digitais como experiências de aprendizagem, bem como o enquadramento dos cursos de aprendizagem no âmbito do ensino profissional em Portugal. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a inclusão de jogos digitais como recurso didático pode contribuir para a motivação dos formandos, promovendo uma atitude mais positiva face ao domínio de formação Matemática e a Realidade e a melhoria das aprendizagens matemáticas. Para isso, foram aplicados quatro jogos digitais relacionados com os temas matemáticos constantes no referencial de formação, num curso de aprendizagem com 14 formandos que apresentavam um passado de insucesso escolar. O estudo decorreu entre março e outubro de 2013 num curso de aprendizagem de Técnico de Instalador de Sistemas Solares Térmicos, na região do Algarve. Assumiu-se uma investigação de natureza qualitativa tendo sido utilizada como metodologia a investigaçãoação. A recolha de dados incluiu a aplicação de inquéritos por questionário, a observação das interações entre os formandos, as produções realizadas e, também, as suas reflexões escritas sobre as tarefas que envolveram os jogos digitais. Os resultados indicam que a introdução de jogos digitais em contextos de aprendizagem formal promove a compreensão de conceitos, maior interesse e motivação para aprender Matemática.-
Descrição: dc.descriptionTeenagers live in a society which is nowadays more and more concrete and immediate. Youth motivation is not focused on learning mathematical concepts, so it seems fundamental to show Mathematics as something really necessary in daily life, by using diverse strategies and methods. Thus, using digital games as an educational tool, has an active role in building knowledge both because they are part of students’ daily routine and they give them an opportunity to get in touch with new learning strategies. In this study, literature review presents digital games as a learning experience set in a professional teaching context and professional teaching framework in Portugal. This essay studies in which way including digital games as a didactic resource can contribute to motivate students and promote a more positive attitude towards Mathematics and Reality. That is why four digital games were tested in a course with fourteen students with a past of school failure. These games were related to mathematical subjects which are part of the syllabus. The study occurred from March to October 2013, in a professional course of solar thermal installers, in the region of the Algarve. The research was conducted as a qualitative one and based on Action Research methodological approach. Data collection methods included questionnaire application, direct observations and students’ output, such as written reflections about tasks involved in digital games. The results show that using digital games in a formal learning context promotes concept understanding and increases interest and motivation to study Mathematics.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação-
Palavras-chave: dc.subjectJogo (método pedagógico)-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrónico-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDigital games-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Título: dc.titleJogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade : um estudo de investigação ação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.