Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNovo, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:03:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:03:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3930-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada ao Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa, de 17-18 de abril de 2015-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEd. Autor-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Título: dc.titleColaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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