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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:03:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:03:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3930 | - |
Descrição: dc.description | Comunicação apresentada ao Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa, de 17-18 de abril de 2015 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ed. Autor | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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