Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, João Paulo de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:03:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:03:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3752 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | O crescente e rápido desenvolvimento tecnológico alterou profundamente as formas de comunicação nas últimas décadas. Com a facilidade no acesso e na utilização de equipamentos cada vez mais evoluídos, rápidos, versáteis e capazes, o cidadão comum tem agora a possibilidade de comunicar e se expressar através dos mais variados meios. De igual forma, a tecnologia “de bolso” permite-nos hoje aceder à totalidade de conteúdos dispersos na web ou, como mais recentemente se refere, na nuvem. Este acesso fácil alterou os paradigmas de ensino e aprendizagem, em que a consulta e a partilha se tornaram partes essenciais destes processos. O mobile learning surge como forma de ensino emergente, cada vez mais real e próximo da maioria da população portuguesa, nos vários estratos sociais e níveis de ensino. Esta dissertação procura encontrar uma metodologia adequada à utilização de tecnologias móveis no ensino das Ciências Naturais num contexto muito particular, e deixar ideias e sugestões para a sua aplicação futura noutras disciplinas e noutros níveis e tipos de ensino. | - |
Descrição: dc.description | The increasing and rapid technological development has profoundly changed the way we communicate nowadays. With the ease of access and use of equipment becoming more advanced, fast, versatile and capable, the average citizen now has the ability to communicate and express himself through a variety of means. Similarly, the "pocket" technology allows us to now access full contents scattered on the web or, more recently referred as the cloud. This easy access has changed the paradigms of teaching and learning, making consultation and sharing become essential parts of these processes. The mobile-learning emerges as a new form of teaching, more real and close to most of the Portuguese population in the various social strata and educational levels. This thesis seeks to find an appropriate methodology for the use of mobile technologies in the teaching of natural sciences to a very particular context, and leave ideas and suggestions to its future application in other disciplines and in other levels and types of education. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino das ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | SMS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | SMS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile phones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Título: dc.title | SMS no ensino das ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: