Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:02:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:02:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3664-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3664-
Descrição: dc.descriptionCongresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011-
Descrição: dc.descriptionO conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação, em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005). A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais. A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade da Coruña-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Título: dc.titleCompetências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.