Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:02:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:02:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3664 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3664 | - |
Descrição: dc.description | Congresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011 | - |
Descrição: dc.description | O conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação, em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005). A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais. A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade da Coruña | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Título: dc.title | Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: