A aprendizagem baseada em recursos e a promoção da autonomia dos alunos no Quadro da Biblioteca Escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorPais, Maria Paula Marques Baptista Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:02:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:02:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3530-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem centrada em recursos (resource based learning) envolve uma forte apropriação do processo de ensino-aprendizagem pelos alunos e a tomada de consciência de que o conhecimento é algo de muito pessoal que se vai construindo de acordo com o ritmo de aprendizagem individual e os interesses pessoais. Atual porquanto reconhecedora da importância fundamental da personalidade do aprendente no próprio processo de ensino-aprendizagem, esta metodologia apresenta um grande apelo ao trabalho do mediador enquanto elo de ligação aos recursos, escritos e não escritos e de mobilizador ativo dos estudantes na procura dos mesmos. Profundamente interligada ao aperfeiçoamento das novas tecnologias, novos suportes e novas literacias, responsáveis pela multiplicidade dos recursos disponíveis em contexto educativo, esta abordagem contribuiu igualmente para atenuar o tradicional fosso existente entre professores e alunos no acesso à informação, contribuindo para uma maior acessibilidade e democratização deste caminho. Desempenham aqui um papel fundamental as Bibliotecas Escolares, trabalhando as múltiplas competências afetas às literacias da informação, suporte de escolhas críticas e refletidas no campo da leitura e da aprendizagem, da pesquisa da informação e promotora de formas mais claras e sistemáticas de organização, seleção e recuperação da mesma. Assim, colocaram-se como como pontos de partida a esta investigação, questões que se prendem com a relação desenvolvida entre os alunos e os recursos de que dispõem para o seu trabalho académico, através dum processo mais individualizado de aprendizagem e com o papel da biblioteca escolar enquanto polo essencial para a elaboração, conservação e disponibilização destes recursos. Pretendeu-se analisar a relação existente entre a autonomia pedagógica dos alunos e a construção de recursos didáticos no contexto da biblioteca escolar, promovendo o papel pedagógico da mesma no seio da comunidade educativa. Pretendeu-se verificar como é que a apropriação desse espaço em termos emocionais poderá ser promotor da sua autonomia académica e do próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos, com vista a uma maior apetência pelo sucesso escolar. Deste modo, esta dissertação desenvolveu-se, em dois grandes blocos. A primeira parte destinada ao enquadramento conceptual e suas implicações, bem como ao papel dos professores e, particularmente, do professor bibliotecário enquanto mediador deste processo. A segunda parte apresenta o estudo empírico, a abordagem metodológica ao problema em estudo, procedendo-se à caracterização e contextualização do mesmo e terminando com a descrição do projeto de intervenção e a apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos. No final apresentam-se as conclusões e as principais linhas de rumo por elas lançadas.-
Descrição: dc.descriptionThe resource based learning involves a strong ownership of the process of learning by the students and the awareness that the knowledge is something very personal that will be built according to the individual learning rhythms and the personal interests. Recognizing the core importance of the learner’s personality in the very process of teaching and learning, this methodology features a wide call for mediator's role as a link to the different resources, and works as an active mobilizing tool for the students in demand for resources. This approach is intimately linked to the improvement of new technologies, new media and new literacies, responsible for the multiplicity of the available resources in educational context. This approach also helped to mitigate the traditional gap that exists between teachers and students in accessing information, contributing to a greater accessibility and democratization of this way. School Libraries play here an essential role, working on multiple skills associated to information literacies, being the support of critical choices reflected in the field of reading and learning, information research and promoting clearer and more systematic forms of organization, selection and recovering of information. The main starting points to the research were issues related to the relationship developed between the students and the resources available to their academic work, through a more individualized learning process and with the role of the school library as a vital hub for the design of these activities. It was intended to examine the relationship between pedagogical autonomy of the students and the construction of didactic resources in the context of the school library, promoting its pedagogical role within the educational community. We also intended to verify how the appropriation of this very space in emotional terms can be a promoter of their academic autonomy and of learning process by students, having in mind a greater willingness for school success. The dissertation was developed in two major blocks. The first part presents the conceptual framework and its implications, as well as the role of the teachers and, particularly, of the teacher librarian as a mediator of the analyzed learning processes. The second part presents the empirical study, the methodological approach to the problema under study, the characterization and contextualization of the project and ending with the description of the intervention and presentation project, analysis and discussion of the results. At the end, conclusions are presented and the main bearing lines launched by them.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino individualizado-
Palavras-chave: dc.subjectInformação/bibliotecas,papel-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-based resources-
Título: dc.titleA aprendizagem baseada em recursos e a promoção da autonomia dos alunos no Quadro da Biblioteca Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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