Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Velosa, Mónica Filipa Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:02:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:02:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3471 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3471 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta um estudo sobre a conceção, design e implementação de um módulo piloto sobre mobile learning, mais concretamente, sobre a conceção e design de microatividades para mobile learning em contexto de ensino a distância online, utilizando ferramentas da Web 2.0 móvel. A modalidade mobile learning surge como estratégia para desenvolver formação sobre aprendizagem móvel a distância. Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um módulo mobile learning, numa turma virtual online no ensino superior. O módulo de formação “Mobile learning – Microatividades experimentais” foi concebido e desenhado segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na concepção de microatividades e de microconteúdos específicos para contextos de aprendizagem móvel, no conceito da Web 2.0 móvel e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e de aprendizagem no contexto de mobilidade. Foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades de quem se está a iniciar nesta metodologia. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as ferramentas da Web 2.0 móvel potenciam a facilidade na comunicação, interação, colaboração e socialização, promovendo uma maior aprendizagem em diferentes contextos, quando o estudante se encontra em mobilidade. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Título: dc.title | Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: