Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorVelosa, Mónica Filipa Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:02:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:02:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3471-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta um estudo sobre a conceção, design e implementação de um módulo piloto sobre mobile learning, mais concretamente, sobre a conceção e design de microatividades para mobile learning em contexto de ensino a distância online, utilizando ferramentas da Web 2.0 móvel. A modalidade mobile learning surge como estratégia para desenvolver formação sobre aprendizagem móvel a distância. Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um módulo mobile learning, numa turma virtual online no ensino superior. O módulo de formação “Mobile learning – Microatividades experimentais” foi concebido e desenhado segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na concepção de microatividades e de microconteúdos específicos para contextos de aprendizagem móvel, no conceito da Web 2.0 móvel e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e de aprendizagem no contexto de mobilidade. Foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades de quem se está a iniciar nesta metodologia. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as ferramentas da Web 2.0 móvel potenciam a facilidade na comunicação, interação, colaboração e socialização, promovendo uma maior aprendizagem em diferentes contextos, quando o estudante se encontra em mobilidade.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Título: dc.titleMicroatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.