Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:02:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:02:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3454 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho vai apresentar o pensamento da Igreja católica sobre sociedade da informação e as suas implicações na missão de evangelizar, sobretudo a partir da cultura do encontro e da partilha. A partir do paradigma da sociedade em rede, verificam-se os pontos de convergência entre a cultura cristã e a cultura digital. O desejo de permanente conectividade não é apenas resultado das possibilidades tecnológicas. Vai ao encontro daquilo que são os desejos mais profundo do ser humano, e é aqui que em relação com a cultura cristã, que se percebe e diz pela comunhão, que se entrecruza com a realidade da comunicação. A segunda parte do trabalho versa sobre a aplicação de um inquérito por questionário, aos catequistas, para procurar perceber a utilização e presença que têm na Internet, sobretudo na Web 2.0, percebendo de que forma os catequistas usam as tecnologias digitais no exercício da sua atividade de voluntariado, bem como perceber como se manifesta a sua identidade digital. No final, pensamos poder estar em condições de aferir até que ponto aquilo que é o desiderato da instituição eclesial expressa na sua documentação está ou não a ser compreendida e a ter correspondência no concreto da população em estudo. Com este trabalho pretendemos contribuir para a compreensão deste fenómeno dentro da Igreja católica e fornecer indicações seguras para melhorar a utilização dos media no serviço da evangelização, no âmbito da catequese. | - |
Descrição: dc.description | This paper will introduce Catholic Church thoughts about information society and its implications on the evangelization mission, especially from a culture of meeting and sharing. From the paradigm of network society, there are points of convergence between the Christian culture and digital culture. The desire for permanente connectivity is not only a result of the technological possibilities but it’s also a response to the deepest desires of the human being, and it is here that in relation to the Christian culture, that understands and says for communion, intersects with the reality of communication. The second part of this paper deals with the application of a survey, made to catechists, to understand the use and presence in the Internet, especially on the Web 2.0, realizing how they use digital technologies in the exercise of their voluntary activity, as well as understand how it expresses their digital identity. In the end, we think we can assess if the desideratum of ecclesial institution expressed in its documentation is being understood and how it matches in the concrete of the population under study. With this paper we intend to contribute to the understanding of this phenomenon within the Catholic Church and provide secure indications to improve the use of the media in the service of evangelization, in catechesis. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catolicismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igreja | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evangelização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voluntariado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catequese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital identity | - |
Título: dc.title | Os catequistas da arquidiocese de Braga aprendem na rede : análise das práticas digitais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: