As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Helena Bárbara-
Autor(es): dc.creatorPaiva, José Henrique Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:02:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:02:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3441-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Palavras-chave: dc.subject10th Grade-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-
Título: dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literário-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.