Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocio, Vitor | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Carlos Fernando Esperança dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:02:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:02:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3401 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A rápida disseminação de equipamentos móveis nas escolas por parte dos alunos, o seu custo acessível, aliados à fácil utilização, apresentam-se como uma potencial ferramenta pedagógica em complemento de outras tecnologias já existentes nas escolas e apoiadas pelo Plano Tecnológico da Educação. Esta dissertação propõe analisar a situação atual nas escolas no que aos equipamentos móveis diz respeito, e por outro lado tirar partido das disciplinas de opção com um cariz essencialmente prático, colocando esses alunos a trabalhar para a comunidade, quer escolar quer mesmo local, numa metodologia de investigação, ação, reformulação e cooperação entre os diferentes elementos do grupo de projeto e o professor, utilizando para isso como metodologia de investigação o Design Based Reseach. Como produto final, foi efetivada a conceção de um site web como ferramenta pedagógica para poder ser utilizado na escola ou no exterior, com recurso a plataformas móveis. Os alunos que foram envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de se sentir úteis, mais motivados e com a sensação de que valeu a pena o esforço e dedicação. | - |
Descrição: dc.description | The rapid spread of mobile equipment in schools, easy to use and with affordable prices for students, makes them a potential teaching tool, complementing other existing technologies in schools and being supported by the Portuguese Technological Plan for Education. This thesis aims to analyze the current situation in schools in relation to mobile equipment and, on the other hand, to use optional pratical courses on ICT, by encouraging their students to work for the benefit of the school and local community, conducting activities of research, action, reformulation and cooperation between the different elements of the project group and the teacher, using the Design Based Reseach methodology. The final product was the creation of a site as a pedagogical tool, to be used in school or outside in conjunction with mobile platforms. Students involved in the project had the oportunity to feel useful, more motivated and with the feeling that it was worth the effort and dedication. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Joomla | - |
Palavras-chave: dc.subject | Android | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICT and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tablet | - |
Título: dc.title | A utilização de plataformas móveis em ambientes escolares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: