O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorDias, Maria Cristina Douwens Lopes Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:02:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:02:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3384-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3384-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionHoje em dia, a mobilidade docente constitui um dos problemas com que, grande parte, das organizações escolares se confrontam. Os quadros de escola têm sofrido profundas alterações devido à aposentação antecipada de muitos docentes que, em geral, são substituídos por outros em regime de contrato. Este facto provoca alguma instabilidade que pode afetar o clima e a qualidade das escolas, requerendo uma adaptação de estratégias de liderança quer por parte dos diretores, quer dos docentes que exercem cargos de liderança intermédia, como por exemplo os coordenadores de departamento. Esta investigação visa abordar algumas questões relacionadas com a referida problemática e que sejam conducentes a uma reflexão mais profunda. Começamos o nosso trabalho com um breve enquadramento teórico, focando aspetos como a organização escolar, a cultura e o clima de escola, a liderança em contexto escolar e a profissão de professor. A pesquisa empírica realizou-se numa escola secundária de Lisboa, situando-se, por isso, como um estudo de caso. Utilizou-se o método de entrevistas semiestruturadas para auscultar as perceções de docentes contratados, dos docentes coordenadores e da Diretora, numa tentativa de perceber qual o impacto da mobilidade docente na escola, nas lideranças e na prática letiva.-
Descrição: dc.descriptionThese days, teacher mobility is one of the problems which many schools have to deal with. Schools have changed deeply because teachers who had been teaching at the same school for years have retired early in time, being replaced by teachers with a short term work contract. This fact has caused some instability which may affect the climate and the quality of the school. Thus, new leadership strategies have to be adopted either by the Headmasters or by those with intermediate leadership positions such as the Heads of Department. With this investigation, we aim to approach some questions related to this problem, viewing a deeper reflection on it. The theoretical framework focuses on school organizations, school culture and climate, leadership in schools and the teaching profession. The empiric work took place in a secondary school in Lisbon, therefore it is meant to be a case study. The methodology followed consists mainly in semi-structured interviews in order to understand the perceptions that teachers with a short time contract, the Heads of Department and the Headmaster have about this matter. This being an attempt to know better the impact of teacher mobility as far as school organization, leadership and teaching practice are concerned.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool organization-
Palavras-chave: dc.subjectSchool climate and quality-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher mobility-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership strategies-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediate leadership-
Título: dc.titleO impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.