Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Okada, Alexandra | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:01:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:01:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3341 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar práticas pedagógicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferência e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa é identificar quais são os recursos destas duas tecnologias e ações pedagógicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teórica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferências e tendências de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. A metodologia de pesquisa utilizada é um estudo de caso com análise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferência e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes – educadores, pesquisadores e aprendizes – discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussão e a reflexão – tanto entre a equipe pedagógica como de aprendizes – sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | http://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/article/view/147 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoconferência e mapas do conhecimento | - |
Título: dc.title | Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: