Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOkada, Alexandra-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3341-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar práticas pedagógicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferência e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa é identificar quais são os recursos destas duas tecnologias e ações pedagógicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teórica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferências e tendências de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. A metodologia de pesquisa utilizada é um estudo de caso com análise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferência e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes – educadores, pesquisadores e aprendizes – discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussão e a reflexão – tanto entre a equipe pedagógica como de aprendizes – sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/article/view/147-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectVideoconferência e mapas do conhecimento-
Título: dc.titleDiscutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferência e mapeamento do conhecimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.