Ambientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOkada, Alexandra-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3315-
Descrição: dc.descriptionOs formatos virtuais para o processo de ensino e aprendizagem tanto formal como informal passam por mudanças e a construção de designs didáticos para ambientes online tornando-se um desafio para o trabalho educacional. O problema de investigação da pesquisa em desenvolvimento que nos motiva a analisar esta temática está exatamente em propor reflexões sobre as novas bases para se pensar um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da educação aberta e colaborativa convergida com possibilidades de interação e comunicação inovadoras. O objetivo está em apresentação de novas perspectivas de referenciais para inovar na construção de ambientes virtuais de aprendizagem abertos. Os procedimentos metodológicos utilizados são qualitativos e descritivos com base em teorias da educação colaborativa, aberta, o paradigma do virtual, os estilos de aprendizagem e aprendizagem situada. Os resultados preliminares do estudo em desenvolvimento destacam elementos de base para reflexão sobre a temática.-
Descrição: dc.descriptionthe virtual formats for formal as well as informal teaching and learning process pass by changes and, the construction of didactic designs for environments online become a challenge for the educational work. The problem of inquiry of the research in development that motivates us to analyze such thematic is truly in considering reflections over the new basis in order to think about virtual environment of learning under the perspective of open and cooperative education, converged with new possibilities of interaction and communication. The objective is in presenting new perspectives of references to innovate in building open virtual environments for learning. The methodological procedures are qualitative and descriptive based on theories of open cooperative education, paradigm of virtual, learning styles and situated learning. The preliminary results of the study in development detach elements of basis for reflection about the thematic.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/pdf/teccogs_n3_2010_04_artigo_OKADA&BARROS.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectParadigma do virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem situada e educação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual environments for learning-
Palavras-chave: dc.subjectOpen education-
Palavras-chave: dc.subjectParadigm of virtual-
Palavras-chave: dc.subjectLearning styles-
Palavras-chave: dc.subjectSituated learning and distance education-
Título: dc.titleAmbientes de aprendizagem aberta : bases para uma nova tendência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.