Estilo de liderança de um presidente do conselho executivo de uma unidade orgânica da Rede de Ensino da Região Autónoma dos Açores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrave-Resendes, Lídia-
Autor(es): dc.creatorCruz, Pedro Guimarães da Costa dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3242-
Descrição: dc.descriptionEscolhemos o tema da liderança de forma a realizar um estudo de caso com o objetivo de verificar qual o estilo de liderança do presidente de uma escola. O objetivo do estudo era analisar a percepção que o corpo docente tinha do presidente do conselho executivo de uma escola básica e secundária da Região Autónoma dos Açores, como também na auto-percepção do mesmo sobre a sua liderança em contexto escolar. A medição e análise dos seus resultados ao nível da sua liderança irá revelar qual o estilo de liderança que mais aplica aos seus professores, podendo estar direcionada para uma liderança transformacional, transacional ou laissez faire. Assumiu-se uma metodologia de natureza exclusivamente quantitativa. Os dados recolhidos pelo “questionário Multifactorial de Liderança – MLQ”, de Bass e Aviolio (2004), foram tratados, interpretados e analisados através do programa SPSS 19.0 (Statistical package for social Sciences). Recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva determinou-se o valor mínimo, o percentil 25, a média, desvio padrão, o percentil 75 e o valor máximo. No estudo inferencial foi utilizado o teste de T de Student, para os dados com distribuição normal, e o teste de Man Whitney para os dados com distribuição não normal. Foi utilizada ainda a análise multivariada para uma variável que apresentava quatro grupos. Foram utilizados os coeficientes de correlação de Pearson (r) e de Spearman (rs). Para a determinação da normalidade dos dados, foi utilizado o teste kolmogorov-Smirnov. Para os testes foi determinado o nível de significância estatística de 0,05. Conclui-se que o presidente apresentava uma mistura do estilo de liderança com mais características de líder transformacional do de líder transacional.-
Descrição: dc.descriptionWe chose the topic of leadership in order to conduct a case study with the objective of verifying the leadership style of the president of the school. The problem of this research aligns the perception that the faculty has the president of the executive board of a primary and secondary schools in the Autonomous Region of the Azores, as well as in self-perception of it on their leadership in the school context. The measurement and analysis of their results in terms of their leadership will prove which style of leadership that most applies to their teachers, may be directed to a transformational, and laissez faire leadership transactional. We assumed a methodology of nature exclusively quantitative. The data collected by "Multifactorial Leadership Questionnaire - MLQ", Bass and Aviolio (2004), were processed and interpreted and analyzed using SPSS 19.0 (Statistical Package for Social Sciences ) program. Appealed to the descriptive and inferential statistics . In the descriptive analysis determined the minimum standard deviation value, the 25th percentile, the median, the 75th percentile and the maximum value. In inferential study the Student t test for data with normal distribution, and the Man Whitney test for non-normally distributed data was used. Multivariate analysis to a variable that featured four groups was also used. The Pearson correlation coefficients (r) and Spearman (rs) were used. To determine the normality of the data the Kolmogorov-Smirnov test was used. For testing the statistical significance level of 0.05 was determined. We conclude that the president presents a mix of leadership style with more features Transformational leader that transactional leader.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e administração da educação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos diretivos-
Palavras-chave: dc.subjectAçores-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectTransformational leadership-
Palavras-chave: dc.subjectEducational leadership-
Palavras-chave: dc.subjectTransactional leadership-
Título: dc.titleEstilo de liderança de um presidente do conselho executivo de uma unidade orgânica da Rede de Ensino da Região Autónoma dos Açores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.