O ensino do português em França : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorSousa, Adelino Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3233-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3233-
Descrição: dc.descriptionTese de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEste estudo pretende contribuir para uma política de difusão do ensino do português em parceria com a rede associativa da comunidade portuguesa em França. Começa por definir os conceitos de política de língua e de diversidade linguística, para depois abordar algumas das características sociolinguísticas desta comunidade e da sua rede associativa. Procede à análise dum corpus constituído pelas respostas de 42 dirigentes associativos para descrever a maneira como estas associações contribuem ou não para a promoção da língua portuguesa em França. Apresenta também uma análise estatística da situação atual do ensino do português. Termina fazendo algumas sugestões a implementar na rede associativa, para uma integração mais ampla do português nos currículos escolares franceses, nomeadamente através da difusão de informação que dê uma imagem positiva e moderna da língua, mostrando as vantagens de aprender português aos pais, às escolas e ao conjunto da opinião pública francesa.-
Descrição: dc.descriptionCette étude veut contribuer à une politique de diffusion de l’enseignement du portugais en partenariat avec le réseau associatif de la communauté portugaise en France. Elle commence par présenter les concepts de politique de langue et de diversité linguistique pour ensuite aborder quelques caractéristiques sociolinguistiques de la communauté portugaise. En analysant un corpus constitué par les réponses de 42 responsables associatifs, elle décrit la manière dont ces associations s’impliquent dans la promotion de la langue portugaise. Elle présente aussi une analyse statistique de la situation actuelle de l’enseignement de cette langue en France. En conclusion l’étude présente des suggestions pour une intégration plus large du portugais dans l’enseignement français en diffusant une image positive et moderne de la langue et de l’intérêt de son apprentissage auprès de l’opinion publique française.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectSegunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectEmigração portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectAssociativismo de emigrantes-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de língua-
Palavras-chave: dc.subjectFrança-
Palavras-chave: dc.subjectPolitique de langue-
Palavras-chave: dc.subjectAssociations-
Palavras-chave: dc.subjectCommunauté portugaise-
Palavras-chave: dc.subjectEnseignement de la langue portugaise-
Palavras-chave: dc.subjectPromotion de la langue-
Palavras-chave: dc.subjectIntégration de la langue-
Título: dc.titleO ensino do português em França : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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