Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Amílcar | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sofia Isabel da Luz Machado da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:01:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:01:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3212 | - |
Descrição: dc.description | Dissertações de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra. Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam. Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha prática formulei a seguinte questão de partida: De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação? Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da educação. A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica, integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de dados, construí uma narrativa pedagógica. Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes Anos. Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no exercício reflectivo e activo que é educar. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation focuses on a study of my professional practice as a kindergarten teacher, as a revealer of the specificities in the encounter between holistic education, art and the earth. This pedagogical practice was constructed and was operated under the framework of Casa Verdes Anos, a school situated in Monsanto, Lisbon. The facility is surrounded by a forest, an environment that builds and nurtures the educational grounds which sustain it. As a main objective of understanding, reflecting, sharing and improving my practice I have formulated the following question: In which way may I construct my pedagogical practice, combining education through art and nature in a complete and holistic educational experience? A theoretical wall was built, which was used for seeking the combination between three concepts: education through art, education for nature and holistic education. This convergence and trans-disciplinary complementarity emerge out of a wide and global vision of the human being, as well as an ecological and sustainable educational perspective. This investigative journey which I partook departs from an action-research, which was developed using the qualitative method. Out of a reflective action on pedagogical practice, integrating the usage of instruments that enabled the collection of data and its further analysis, I have constructed a pedagogical narrative. This process took place during one academic year, with a group of 14 children between the ages of 3 to 5 years, at the Casa Verdes Anos’ nursery schoolroom. After the course of this study it became possible to identify a number of features which characterize my practice together with a necessary combination of the theoretical framework which was presented. It was also possible to indicate a position, as well as to deepen it within the active and reflective practice of education. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Holismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardins de infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Holistic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education through art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of the earth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action research | - |
Título: dc.title | Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: