O novo papel do designer instrucional e designer gráfico na era dos tablets educativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTessaro, Annye Cristiny-
Autor(es): dc.creatorBunn, Denise Aparecida-
Autor(es): dc.creatorCosta, Alexandre Marino-
Autor(es): dc.creatorCosta, Patricia Regina-
Autor(es): dc.creatorMoritz, Gilberto Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3204-
Descrição: dc.descriptionA utilização dos tablets como instrumento pedagógico é uma realidade que está aos poucos surgindo no contexto escolar. Os dispositivos móveis já fazem parte da rotina dos estudantes. Na era digital, estar conectado é fazer parte do mundo, é ter uma posição privilegiada da informação e da comunicação. Considerar esses dispositivos como instrumentos pedagógicos emerge da necessidade de se agregar a realidade dos estudantes ao contexto educacional. A inserção dos tablets já está ocorrendo, ainda que de forma incipiente e em um contex to amplo, sem muitas pesquisas que comprovem sua eficácia. Sendo assim, a função do designer instrucional fica ainda mais emocionante e desafiadora: esse profissional precisa oferecer muito mais do que um simples “clic” para que o estudante se envolva no texto. O texto precisa ser interativo, precisa ter mobilidade. Já não se pode mais afirmar que um livro disponibilizado em arquivo.pdf é uma modernidade, pois eles agora estão passando por um processo de virtualização, os chamados e-books (livros virtuais). Recursos, aplicativos e até mesmo livros digitais precisam ser discutidos e avaliados sob uma ótica planejada, bem fundamentada em teorias de aprendizagem, de semiótica e de design para que seu potencial possa ser explorado e o seu objetivo cumprido. Dessa forma, pretende-se discutir essa nova realidade tecnológica que se insere no meio educacional, por meio de uma revisão bibliográfica que permita analisar e refletir o novo papel do designer instrucional e gráfico no processo de ensino- aprendizagem a distância, com o intuito de contribuir com o questionamento acerca das novas competências dos designers na nova era tecnológica, com uma aprendizagem mais rica e interativa de fato. Sendo assim, pretende- se neste artigo argumentar as novas competências dos designers instrucional e gráfico frente às novas tecnologias que surgiram, em especial com relação ao livro didático digital para tablets educativos.-
Descrição: dc.descriptionThe use of tablets as a pedagogical tool is a reality that is slowly emerging in the school context . Mobile devices are already part of the routine of the students . In the digital age , being connected is part of the world , is to have a privileged position in the information and communication . Consider these devices as teaching tools emerges from the need to aggregate the reality of students to the educational context . The insertion of tablets is already happening , albeit incipient , and in a broad context , not many studies that prove its effectiveness . Thus , the role of the instructional designer is even more exciting and challenging : these professionals need to offer much more than a simple "click" for the student to engage in text. The text needs to be interactive , need mobility. Already one can no longer say that a book is available in pdf file a modernity , they are now going through a process of virtualization, e-books. Resources, applications and even digital books need to be discussed and evaluated under an optical planned , well-grounded in learning theory , semiotics and design for its potential can be explored and fulfilled its purpose . Thus , we intend to discuss this new reality technology which fall within the educational environment , through a literature review for analyzing and reflecting the new role of instructional designer and graphic in the process of teaching and learning at a distance, in order to contribute to the questioning about the new skills of designers in the new technological age , with a more rich and interactive learning indeed. Therefore , this article aims to argue the new competences of instructional designers and graphic forward to new technologies that have emerged , in particular with respect to digital textbook for tablets educational.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectTablets educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectDesign digital-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMobile devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducational tablets-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectDigital design-
Palavras-chave: dc.subjectInteractivity-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleO novo papel do designer instrucional e designer gráfico na era dos tablets educativos-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.