Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Andressa Sasaki Vasques | - |
Autor(es): dc.creator | Piccinini, Ana Carolina Girardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:01:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:01:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3202 | - |
Descrição: dc.description | Os Trabalhos de Conclusão de Curso representam a etapa final da formação do profissional. Em geral este trabalho pode assumir três formas nos cursos de Administração, uma pesquisa monográfica, um relatório de estágio com uma pesquisa aplicada e/ou um plano de negócios. Neste contexto, esta pesquisa visa analisar o processo de desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância por meio de um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. O caso foi delimitado no período de 2013-1, com uma amostra composta por 27 docentes e 78 discentes o que implica em um erro amostral de cerca de 7,5%. Os dados foram coletados de três maneiras: registro das interações no ambiente virtual de aprendizagem, entrevista semi-estruturada com os docentes e questionário on line com os discentes. Quanto às dificuldades no processo de orientação, destacam-se a rotina de trabalho e cumprimento dos prazos, os alunos apontam ainda o estabelecimento de contato com os docentes e o alinhamento da forma de trabalho. A forma de interação mais utilizada é o e-mail com a correção dos trabalhos usando a ferramenta de revisão do software Word. As etapas de maior dificuldade na primeira etapa de desenvolvimento do projeto é a delimitação da pergunta de pesquisa. Já na segunda etapa as fases que mais apresentam dificuldades é a análise dos dados coletados consistente com o uso do referencial desenvolvido, bem como a construção de uma fundamentação teórica consistente. Como propostas de melhoria sugere-se que os tutores desempenhem papéis mais pró-ativos, utilização de outros canais de comunicação, a oferta de oficinas para preparação de docentes e tutores para o papel de orientadores e para ao aluno para a produção textual. | - |
Descrição: dc.description | The Final Course Work, of course represents the final stage of the education process to form professional. In general this work may take three forms in Management Courses, a monographic research, a report of internship with an applied research and/or a business plan. In this context, this research aims to analyze the Final Work development process on the undergraduate program in business administration in remote Mode using a case study method at the Federal University of Santa Catarina. To achieve this goal, It was developed a descriptive research with qualitative and quantitative approach. The case was limited to the period 2013-1, with a sample 2 composed of 27 teachers and 78 students what implies a sampling error of about 7.5%. The data were collected in three ways: record of interactions in the virtual learning environment, a semi-structured interview with faculty and online questionnaire with the students. As difficulties in the process of orientation were detected, the routine of work and deadlines, students also pointed establishing contact with the teachers and the alignment of the way of work. The Email was the form of interaction most widely used and to correct the works the Word software review tool was most used. The greatest difficulty in the first stage of development of the project is the delimitation of the research question. In the second step the stages that present difficulties is the analysis of the data. Improvement proposals were suggested: tutors should play proactive roles, to use other channels of communication, to offer workshops for teachers and tutors preparation for the guiding role and for students for textual production. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Final course work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Análise do processo de desenvolvimento de trabalho de conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: