Relações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLocatelli, Ederson Luiz-
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3201-
Descrição: dc.descriptionDevido ao crescimento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância, os projetos de EaD têm nos trazido uma série de questões a serem refletidas. Estas questões, que estão diretamente ligadas à concepção e gestão, tem ligação direta com o perfil de egresso que se pretende formar. No contexto brasileiro, a cada ano, mais de uma centena de cursos é ofertada, o que acaba por envolver um número cada vez maior de profissionais e alunos. A forma como está sendo concebida e gerida merece uma atenção especial pois tem resultado em algumas consequências: evasão; desafios organizacionais de uma instituição presencial que passa a oferecer EaD; custo da produção de cursos; inconsistência de cursos ofertados na modalidade de EaD; mercado de trabalho ainda não reconhece em grande parte, os cursos de graduação na modalidade EaD da mesma forma que os cursos presenciais; formatação inadequada dos projetos, etc. Buscando problematizar e apresentar outras alternativas para a elaboração dos projetos de Educação a Distância, este projeto de pesquisa apoiar-se-á no Design Estratégico para qualificar estes processos. Com a evolução do Design Industrial que era pensar produto, o Design Estratégico é uma disciplina recente dentro da grande área do Design, deixando de pensar somente em produto e passa a pensar de maneira mais complexa, na estratégia. Para Zurlo (2010), Design estratégico é, como a complexidade, uma palavra problema. Um sistema aberto que inclui diversos pontos de vista, modelos interpretativos articulados e várias disciplinas. Dizer que a educação passa a ser pensada a partir da complexidade, pode-se afirmar que mais elementos são levados em consideração ao se projetar. Que não somente os materiais, mas os sujeitos, docentes, tecnologias, mediação... passam a ser considerados na projetação tendo como foco os cenários possíveis. Essa pesquisa será de natureza aplicada, pois o conhecimento gerado visa aprimorar o trabalho no design de educação online, e apresentará uma abordagem qualitativa e quantitativa. Além disso, configura-se ainda como uma pesquisa exploratória, sendo que o problema de pesquisa será aperfeiçoado ao longo de todo o trabalho. Também, pode-se atribuir a esta pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois serão utilizados materiais já publicados, os projetos das instituições e entrevistas com os profissionais envolvimentos. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância e desenvolve-se com o seguinte problema de investigação: que relações são possíveis estabelecer entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online, tendo como foco os cursos de Pedagogia a Distância? Diante do problema exposto, o objetivo geral é mapear o cenário, elencar e analisar os principais projetos de Licenciatura em Pedagogia a Distância no Brasil. São objetivos específicos: •Quais são os pressupostos para a elaboração de projeto de EaD? •Como são desenhados os projetos de curso de Pedagogia online? •Quais diretrizes orientam? •Quais as contribuições do Design Estratégico para pensar a criação de projeto na Educação online?-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDesign estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleRelações possíveis entre o design estratégico e a qualificação dos projetos de educação online-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.