Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFantinato, Cecilia-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Darlinda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3191-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multissituada, acompanhando a dinâmica dos Centros Novas Oportunidades, os profissionais que trabalham no Processo RVCC e particularmente os formadores da área MV. O trabalho de campo contou com a utilização de diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para complexidade e as contradições inerentes à prática desses profissionais, ao procurar reconhecer, validar e certificar competências de adultos pouco escolarizados. Pelo fato de a metodologia do Processo RVCC ter um foco no reconhecimento de saberes e não no ensino de conteúdos, sua prática parece estimular nos formadores de MV uma postura dialógica e de legitimação de saberes matemáticos do cotidiano, que muito se aproxima de uma perspectiva etnomatemática. Esta ênfase no reconhecimento do saberes já adquiridos sobre os saberes a serem ensinados traz uma oportunidade de ampliação e discussão de outras concepções e práticas de educação de adultos, predominantemente baseadas no modelo escolar, como as que podem ser encontradas no Brasil.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectReconhecimento de adquiridos experienciais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas profissionais de formadores de “Matemática para a Vida”-
Título: dc.titleFormadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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