Animação e promoção da leitura : em busca de formas de cont'arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Maria Adelaide Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:01:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:01:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3185-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO estudo exploratório em arte e educação apresentado, assenta num trabalho de investigação no âmbito mais específico da animação e promoção da leitura, que advém da busca do aprofundamento de uma experiência holística na função de mediadora da leitura com crianças. A questão central desta pesquisa é assim formulada: Como é que a autora deste estudo desenvolve as atividades de animação e promoção da leitura, em contextos diversificados, tanto a nível profissional como pessoal? São três os contextos de atuação: a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira; a Fundação CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca / Departamento de Emergência Social (CEBI-DES) que acolhe crianças em risco; e a Ajudaris-Instituição Particular de Solidariedade Social, no Porto. O objetivo principal deste estudo consiste na descrição de um corpus de atividades de animação e promoção da leitura, devidamente fundamentadas, concebidas, implementadas e avaliadas, segundo os conceitos propostos no binómio arte e educação por A. Martins (2002). Nesta investigação-ação realizada no período de março de 2012 a março de 2013, aplica-se uma metodologia qualitativa, baseada numa estratégia concertada de informação: diário de bordo; observação participante; auscultação das crianças através de diálogos e conversas centradas na retroação no final de cada atividade; registos fotográficos e videográficos; e trabalhos realizados pelas crianças. O cruzamento destes dados permitiu fazer a descrição das atividades desenvolvidas e a análise e interpretação sobre a experiência de mediação da leitura. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: a constatação de um grau de manifesta adesão e envolvência das crianças nas atividades; a verificação da elevada satisfação das crianças nesses momentos; a criação de intensos diálogos e reflexões sobre as histórias contadas, estreitando assim a ligação entre mediadora-contos-crianças.-
Descrição: dc.descriptionThe following exploratory study of art and education is based on a research project within the framework of reading animation and entertainment, which emerges from the pursuit of the deepening of a holistic experience in my role as a reading mediator working with children. The key question of this research is thus posed: How does the reading mediator and author of this study carry out reading promotion and entertainment activities, in different contexts, at both a professional and personal level? The performance contexts are: the Vila Franca de Xira Municipal Library, the CEBIDES Foundation – Shelter for at-risk children in Alverca and Ajudaris – Social Welfare Association, in Porto. The main aim of this study consists of the description of a corpus of reading promotion and entertainment activities, which have been duly substantiated, conceived, implemented and assessed, according to the concepts proposed in the binomial art and education by A. Martins (2002). In this study, conducted between March 2012 to March 2013, I have applied a qualitative methodology, based on a concerted information strategy, which includes a log book; participant observation; consultation with children through feedback-oriented dialogues and conversations at the end of each activity; photographic and vide registers, and projects carried out by the children themselves. By cross-checking these data I was able to describe the activities and to analyze and interpret the experience of Reading mediation. The main results have been the following: observation of full-fledged child participation and engagement in activities, as well as a high degree of child atisfaction when thus engaged; the creation of intense dialogues and reflections on the narrated stories, thereby strengthening the bonds between mediator, story and children.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades culturais-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas educativos-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion and entertainment-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectReading mediators-
Palavras-chave: dc.subjectStoryteller-
Título: dc.titleAnimação e promoção da leitura : em busca de formas de cont'arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.