Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Henriqueta Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Isolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3171 | - |
Descrição: dc.description | Os jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de ensino e aprendizagem. O nosso estudo foi desenvolvido com base numa atividade proposta aos alunos de um curso de educação e formação no âmbito da disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST). A turma tinha 15 alunos a frequentar o primeiro ano de um curso do tipo II, nível II, ou seja, com equivalência ao terceiro ciclo do ensino básico. A atividade proposta aos alunos e desenvolvida ao longo dos segundo e terceiro períodos letivos do ano letivo 2012/2013 obrigava ao recurso à internet e a uma rede social, nomeadamente o facebook. Apesar de todas as aulas de HSST a esta turma serem aulas de cariz presencial, optou-se por solicitar aos alunos o desenvolvimento de uma tarefa integralmente de cariz virtual. Assim, no decurso da tarefa não existiram interações presenciais sobre a mesma que se desenvolvia exclusivamente no espaço de um grupo restrito do facebook. A tarefa foi estruturada em várias fases e todas as fases foram acompanhadas de aulas no laboratório de informática que permitissem a utilização, em contexto de sala de aula do computador. Apesar dos alunos serem estimulados a desenvolver a tarefa fora da sala de aula, as aulas no laboratório de informática garantiam o acesso de todos os alunos ao espaço virtual em que se desenvolvia a tarefa. A avaliação dos alunos no que se refere à atividade desenvolvida integrava uma avaliação aos posts colocados quanto ao seu número e pertinência e uma avaliação aos comentários apesentados quanto ao seu número, pertinência, contextualização e promoção do diálogo. O trabalho centra-se, portanto, numa investigação desenvolvida em torno desta atividade de avaliação proposta a um grupo de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que se desenvolveu integralmente num contexto online. Pretendemos, ao longo desta comunicação, apresentar as potencialidades desta atividade online como apoio ao ensino presencial e, sobretudo, a avaliação do trabalho realizado pelos alunos integrada na sua avaliação final à disciplina. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: