Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Henriqueta Silva-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3171-
Descrição: dc.descriptionOs jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de ensino e aprendizagem. O nosso estudo foi desenvolvido com base numa atividade proposta aos alunos de um curso de educação e formação no âmbito da disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST). A turma tinha 15 alunos a frequentar o primeiro ano de um curso do tipo II, nível II, ou seja, com equivalência ao terceiro ciclo do ensino básico. A atividade proposta aos alunos e desenvolvida ao longo dos segundo e terceiro períodos letivos do ano letivo 2012/2013 obrigava ao recurso à internet e a uma rede social, nomeadamente o facebook. Apesar de todas as aulas de HSST a esta turma serem aulas de cariz presencial, optou-se por solicitar aos alunos o desenvolvimento de uma tarefa integralmente de cariz virtual. Assim, no decurso da tarefa não existiram interações presenciais sobre a mesma que se desenvolvia exclusivamente no espaço de um grupo restrito do facebook. A tarefa foi estruturada em várias fases e todas as fases foram acompanhadas de aulas no laboratório de informática que permitissem a utilização, em contexto de sala de aula do computador. Apesar dos alunos serem estimulados a desenvolver a tarefa fora da sala de aula, as aulas no laboratório de informática garantiam o acesso de todos os alunos ao espaço virtual em que se desenvolvia a tarefa. A avaliação dos alunos no que se refere à atividade desenvolvida integrava uma avaliação aos posts colocados quanto ao seu número e pertinência e uma avaliação aos comentários apesentados quanto ao seu número, pertinência, contextualização e promoção do diálogo. O trabalho centra-se, portanto, numa investigação desenvolvida em torno desta atividade de avaliação proposta a um grupo de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que se desenvolveu integralmente num contexto online. Pretendemos, ao longo desta comunicação, apresentar as potencialidades desta atividade online como apoio ao ensino presencial e, sobretudo, a avaliação do trabalho realizado pelos alunos integrada na sua avaliação final à disciplina.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleLinha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio ao ensino presencial : um instrumento de avaliação-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.