O conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarcon, Karina-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Marie Jane Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3164-
Descrição: dc.descriptionAcreditamos que cursos de formação inicial de professores a distância podem ser espaços de apropriação participativa das tecnologias digitais de rede, na medida em que o projeto pedagógico, o currículo e a concepção didático-metodológica do curso pressuponham inclusão digital. Esse artigo decorre de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em uma tese de Doutorado em Educação, cujo objetivo é analisar a compreensão e a prática da inclusão digital na formação de educadores a distância das Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. A primeira parte dessa pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico, buscando compreender como está sendo concebido o conceito de inclusão digital nas pesquisas acadêmicas do Brasil e de Portugal e suas articulações com a formação docente, tema sobre o qual nos debruçamos nesse texto.-
Descrição: dc.descriptionIt is believed that teacher’s initial training courses done on a distance can be spaces for digital network technologies participatory ownership, to the extent that the educational project, the curriculum and the teaching-methodological conception presuppose the digital inclusion. This article accrues from a research that is being developed as a Doctoral Dissertation in Education, which aims to examine the understanding and practice of digital inclusion in a distance teacher training at Open Universities in Brazil and Portugal. The first part of the present research is a bibliographic survey objects to understand how the digital inclusion concept is being designed in the academic research in Brazil and Portugal and their links with teacher training, a subject on which we concentrate in this text.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDigital inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleO conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.