Tablets no ensino de química nas escolas brasileiras : investigação e avaliação de aplicativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNichele, Aline Grunewald-
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3100-
Descrição: dc.descriptionTecnologias móveis e sem fio, como tablets e smartphones, estão em crescente disseminação na sociedade. Algumas razões para sua popularidade são a facilidade de utilização, as variadas funções desempenhadas por meio de aplicativos e a mobilidade. Alguns aplicativos para esses dispositivos móveis apresentam potencial para os processos de ensino e de aprendizagem de diversas áreas, característica que, aliada à mobilidade dos aprendizes, viabiliza a prática do mobile learning. Neste contexto, e especialmente vinculado à área de química, identificamos diversos aplicativos para tablets. Entretanto, quando um professor decide adotá-los é imprescindível que duas questões sejam respondidas: quais são os aplicativos disponíveis e viáveis que podem contribuir para a aprendizagem em química de seus alunos? Quais são as premissas e critérios para selecionar os aplicativos para essa finalidade? Com a intenção de encontrar respostas, realizamos buscas de aplicativos para tablets na AppStore de maio/2012 a maio/2013, com frequência mensal, utilizando as palavras “química” e “chemistry”. Procurando identificar os aplicativos com potencial de adoção pelas escolas brasileiras, estabelecemos como critérios preliminares para selecioná-los ter conteúdo em língua portuguesa e download gratuito. Assim, os 34 aplicativos que retornaram à busca pela palavra “química” foram previamente analisados com relação a essas características. Procurando respostas para a segunda questão emergiu a necessidade de construir um modelo de avaliação específico para aplicativos para tablets, que propiciasse identificar possibilidades, limites e potencialidades para o ensino e a aprendizagem. O modelo criado contempla informações essenciais capazes de orientar a adoção de aplicativos na educação. Os 8 aplicativos com potencial para o ensino e aprendizagem de química, com conteúdo em idioma português e com download gratuito, foram avaliados por meio do modelo construído. Após análise do resultado dessa avaliação, finalizamos apresentando uma síntese das características desses aplicativos, indicando assim suas potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem em química.-
Descrição: dc.descriptionMobile and wireless technologies, like tablets and smartphones, are in growing up dissemination in society. Some reasons are their popularity, the facility of use, the various functions performed through “Apps” and their mobility. Some “Apps” for these mobile devices have a special potential in learning and teaching in various areas and enabling the practice of mobile learning. We’ve identified various tablets “Apps” with this capacity concerning to Chemistry education. But what are the available and viable “Apps” to be used with your students? What are the premises and criterions to select and utilize an “App”? Researching “Apps” in “App Store” from May 2012 to May 2013, monthly, using the words “química” and “chemistry. Choosing them to be in Portuguese language and free download. So, 34 “Apps” with the word “química” were analyzed. Looking for answers to the second question it seemed it was necessary to find out a way to provide and identify limits and possibilities applied to the education process. The 8 Chemistry free “Apps” downloaded in Portuguese were evaluated through our created model. We shall now present you our results concerning to teaching and learning Chemistry through those “Apps”.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectTablets-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação química-
Palavras-chave: dc.subjectApps-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleTablets no ensino de química nas escolas brasileiras : investigação e avaliação de aplicativos-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.