Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3081-
Descrição: dc.descriptionPretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFEBAB-
Relação: dc.relationhttp://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação superior em e-learning-
Título: dc.titleFormar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.