Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3081 | - |
Descrição: dc.description | Pretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | FEBAB | - |
Relação: dc.relation | http://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação superior em e-learning | - |
Título: dc.title | Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: