A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorFrancisco, Maria Cristina Amado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3070-
Descrição: dc.descriptionA educação de nível superior a distância, na atualidade, é indissociável das tecnologias e da informação por ela acedida. O interesse em investigar o modo como os estudantes desta modalidade de aprendizagem atuam perante a facilidade em aceder a informação disponível em suporte tecnológico, nomeadamente de recursos educativos digitais, permite estabelecer padrões educativos e conducentes a reflexões sobre metodologias educacionais. Com esta premissa, a presente investigação foi realizada com estudantes de primeiro ciclo de nível superior da Universidade Aberta, na caraterização que estes fazem do uso das tecnologias e da informação acedida tecnologicamente, de forma a estruturarem os seus conhecimentos nas diferentes áreas para obtenção do grau de licenciatura, na modalidade a distância. A metodologia adotada foi qualitativa e quantitativa e os instrumentos utilizados foram a aplicação de um questionário disponibilizado eletronicamente. Os resultados da análises permitiram identificar caraterísticas e interpretá-los com base em teorias de autores especialistas na área abrangente da educação pelo digital.-
Descrição: dc.descriptionThe higher distance education, in actuality, is inseparable from the technology and information accessed through it. The interest in investigating how students of this type of work before learning the ease in accessing the information available in electronic technology, especially for digital educational resources, allows to establish educational standards and leading to reflections on educational methodologies. With this premise, the present investigation was conducted with students of the first cycle of higher education at the Open University, the characterization of these make use of technology and information technology accessible, in order to structure their knowledge in different areas for the degree bachelor, in the distance. The methodology was qualitative and quantitative and the used instrument was a questionnaire made available electronically. The results have identified features and interpret them based on theories of expert authors in the field of education through comprehensive digital.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educativos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior a distância-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectDigital educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectDistance higher education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleA utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância : a perceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.