Explorar conexões entre matemática local e matemática global

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLatas, Joana-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Darlinda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3065-
Descrição: dc.descriptionA integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões.-
Descrição: dc.descriptionThe integration of cultural aspects in the school curricula is a means to legitimize students’ experiences and to consider their cultural diversity in favor of equity for meaningful mathematical learning. (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). In this article we highlight the role of cultural mathematics to develop a predisposition to establish mathematical connections. This objective is framed in a broader research (Latas, 2011) in which a qualitative methodology of an interpretative nature was followed. Data was gathered using participant observation, interviews, documentary analysis and the design of a curricular project. The conceptualization of the project followed an ethnomathematical approach and it was implemented in a 7th grade class where the teacher played simultaneously the role of researcher. The results suggest that students: i) appropriated culturally distinct practices through the relationships that they established with their previous knowledge; ii) gradually revealed a greater predisposition to establishing mathematical connections; iii) deepened local and global mathematical knowledge by relating both dimensions.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherHilbert Blanco-Álvarez-
Relação: dc.relationhttp://revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/issue/current-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática local-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática global-
Palavras-chave: dc.subjectConexões matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectQuadriláteros-
Palavras-chave: dc.subjectLocal mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical connections-
Palavras-chave: dc.subjectQuadrilaterals-
Título: dc.titleExplorar conexões entre matemática local e matemática global-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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