Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Latas, Joana | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Darlinda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3065 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3065 | - |
Descrição: dc.description | A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões. | - |
Descrição: dc.description | The integration of cultural aspects in the school curricula is a means to legitimize students’ experiences and to consider their cultural diversity in favor of equity for meaningful mathematical learning. (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). In this article we highlight the role of cultural mathematics to develop a predisposition to establish mathematical connections. This objective is framed in a broader research (Latas, 2011) in which a qualitative methodology of an interpretative nature was followed. Data was gathered using participant observation, interviews, documentary analysis and the design of a curricular project. The conceptualization of the project followed an ethnomathematical approach and it was implemented in a 7th grade class where the teacher played simultaneously the role of researcher. The results suggest that students: i) appropriated culturally distinct practices through the relationships that they established with their previous knowledge; ii) gradually revealed a greater predisposition to establishing mathematical connections; iii) deepened local and global mathematical knowledge by relating both dimensions. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Hilbert Blanco-Álvarez | - |
Relação: dc.relation | http://revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/issue/current | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conexões matemáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadriláteros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Local mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical connections | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrilaterals | - |
Título: dc.title | Explorar conexões entre matemática local e matemática global | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: