A comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos de pedagogia - UAB/Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Alessandra Lisboa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3044-
Descrição: dc.descriptionEste estudo analisa a comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online, do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília, considerando a importância de pesquisas sobre sistemas de Educação a Distância. O estudo defende que a compreensão acerca da estratégia pedagógica dos trabalhos em pequenos grupos, contribui para a eficácia da utilização de estratégias colaborativas de aprendizagem. Esta pesquisa qualitativa constitui-se em um estudo de caráter exploratório. Participaram do estudo 23 alunos dos polos da Universidade Aberta do Brasil das cidades de Carinhanha, estado da Bahia e Alto Paraíso, estado de Goiás. Os dados foram coletados dos registros do ambiente virtual de aprendizagem e de um questionário do Google Docs. As análises dos dados, adaptados da técnica de análise de conteúdo de Bardin, com auxílio da ferramenta nuvens de palavras, conclui-se que analisar estratégias pedagógicas de trabalhos em grupos colaborativos permite ampliar, compreender e identificar a forma de comunicação em grupo, a dialogicidade entre os sujeitos, a interatividade e construção do conhecimento dos sujeitos instituídos em grupos, mediatizados pelas ações do tutor a distância.-
Descrição: dc.descriptionThis study examines communication in a pedagogical strategy of small collaborative groups online, the course of Pedagogy from the University of Brasilia, considering the importance of research on distance education systems. The study argues that the understanding of the pedagogical strategy of small group work, contributes to the effective use of collaborative learning strategies. This qualitative research is in a exploratory study. The study involved 23 students of the poles of the Open University of the cities of Carinhanha Brazil, Bahia and Alto Paraíso, Goiás State Data were collected from records of the virtual learning environment and a questionnaire Google Docs. Data analysis, adapted the technique of content analysis Bardin, using the tool word clouds, we conclude that analyzing teaching strategies work in collaborative groups allows to extend, understand and identify ways of communication group dialogicity between subjects, interactivity and building knowledge of the subjects introduced in groups, mediated by the actions of the distance tutor.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPequenos grupos colaborativos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em grupo-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos de ensino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTutor a distância-
Palavras-chave: dc.subjectSmall collaborative groups-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative learning-
Palavras-chave: dc.subjectGroup communication-
Palavras-chave: dc.subjectStudent distance-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning tutor-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleA comunicação em uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos de pedagogia - UAB/Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.