A importância do trabalho do professor-tutor no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso que analisa a experiência da EAD do Centro Universitário de Araraquara - São Paulo - Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Edmundo Alves de-
Autor(es): dc.creatorCerdas, Luciene-
Autor(es): dc.creatorMauro, Ricardo Arruda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3027-
Descrição: dc.descriptionO texto dados de uma pesquisa realizada através de um questionário, com alunos matriculados em diferentes cursos oferecidos pela instituição. O questionário foi aplicado no ano de 2012, e foi respondido por 701 alunos, o que representa 57,6% de todos os alunos. Os dados obtidos nesse estudo revelam que o fórum de interação é a ferramenta que mais contribuiu para o aprendizado do aluno, juntamente com o texto de apoio; a maioria dos alunos considera a atuação do professor tutor como ótima e boa; e para a maioria deles os tutores conseguem sanar suas dúvidas integralmente. Verifica-se, portanto, a satisfação dos alunos com os tutores virtuais. Os resultados apresentados revelam a importância das ferramentas interativas em educação a distância, por exemplo, dos fóruns de discussão que permitem a interação entre o tutor e alunos e entre alunos. Reafirma-se, assim, a presença de professores tutores como necessária na mediação dos processos de ensino e a importância da interatividade na educação a distância, mesmo no modo assíncrono. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos a distância oferecidos pela Uniara, contribuindo também para se pensar estratégias para a formação de tutores virtuais, a fim de obter um desempenho mais eficiente do ponto de vista da qualidade do ensino oferecido.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to discuss the importance of the virtual tutor in Distance Education. This text emphasizes the role of tutor as facilitator in the pedagogical processes that occur in virtual platforms for teaching and learning (Moodle) courses of the Centro Universitário de Araraquara (Uniara). To this end, this article presents data from a survey conducted through a questionnaire, with students enrolled in different courses offered by that institution. The questionnaire was applied in the first half of 2012, was answered by 692 students, which represents 57.6% of all students. The data obtained in this study reveal that the forum of interaction is the tool that most contributes to student learning, along with the supporting text. The students consider the role of tutor as excellent or good. For these students, tutors can answer your questions fully. There is, therefore, the satisfaction of students with virtual tutors. Furthermore, these results reveal the importance of interactive tools in distance education, for example, discussion forums, which allow interaction between the tutor and students and among students. This text reaffirms thus the presence of teachers tutors needed in mediating the processes of teaching and the importance the interactivity in distance education, even in asynchronous mode. The results of this research can contribute to the continuous improvement of distance learning courses offered by Uniara, contributing also to think about strategies for the formation of virtual tutors, in order to obtain a more efficient performance from the standpoint of quality of education offered.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria virtual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual tutoring-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleA importância do trabalho do professor-tutor no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso que analisa a experiência da EAD do Centro Universitário de Araraquara - São Paulo - Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.