Formação de professores: ações políticas e pedagógicas do Curso de Letras Espanhol EaD da UFSC-Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Vera Regina de Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3026-
Descrição: dc.descriptionA proposta do presente trabalho é apresentar o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, na Modalidade a Distância, bem como as razões que amparam nosso interesse de oferta, sua organização, estrutura, suporte, os recursos e as estratégias adotadas para levar a cabo o referido projeto. No marco institucional de expansão universitária e com o fim de ampliar a formação superior para mais pessoas e municípios brasileiros, fomentando assim a criação e implantação de políticas públicas no que se refere ao ensino do espanhol em escolas públicas e a atuação do licenciado no mercado de trabalho, tendo como meta garantir a formação de mais professores para que se mude a realidade brasileira, bem como atender à demanda advinda da Lei Nº 11.161, que passou a vigorar a partir de 2010 e que trata da inclusão do idioma espanhol em todas as escolas brasileiras no Ensino Fundamental e Médio, é que passamos a ofertar nosso Curso no ano de 2008. Em seu panorama mais amplo, o Curso de Letras Espanhol a Distância, tal qual o Curso presencial, propõe que se disponibilize aos alunos uma visualização das grandes dimensões abertas ao profissional da linguagem, no sentido de encorajar a criação de equilíbrio e relevância entre as atividades teóricas e práticas dos conteúdos abordados em cada disciplina da grade curricular, bem como do curso como um todo. Nesse sentido, propomos as quatro dimensões lingüísticas que se entrelaçam e norteiam a elaboração dos conteúdos das disciplinas, a saber: a linguagem como sistema, como arte, como conhecimento e como comportamento. Estas subdivisões da linguagem devem ser vistas, portanto, não como delimitações rígidas, mas como parâmetros organizacionais, pedagógicos e metodológicos para enfoques de pesquisas e estudos específicos. Assim sendo, este panorama procura ser suficientemente abrangente para propiciar a visualização da macro-coerência de nossa proposta. No que diz respeito à formação de professores de Língua Espanhola e respectivas Literaturas, além dessas considerações preliminares há que se considerar discussões contemporâneas derivadas tanto do questionamento do processo histórico e social da construção do conhecimento científico e cultural quanto de sua relação com a escolarização. As especificidades do ensino da Língua Espanhola e suas Literaturas, delineadas por diferentes abordagens relativas ao ensino de línguas e literaturas estrangeiras, em particular, e ao processo de construção do conhecimento científico-cultural, em geral, incidem sobre a configuração da prática pedagógica. Desse modo, a formação de educadores mostra-se uma tarefa complexa, em que se procura adequar a experiência profissional e os resultados de pesquisas na área à especificidade das demandas sociais. Em face disso, nossa proposta curricular abrange diversos desafios e possibilidades na área da formação de professores de Língua Espanhola. Pretende-se, pois, oportunizar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigativas, oferecendo-se instrumentos básicos para o exercício profissional da docência, levando-se em consideração a experiência prévia dos participantes. O eixo epistemológico que ordena o presente projeto é o de que a formação do educador é um processo contínuo, perpassando sua formação inicial. O material elaborado para o ensino a distância requer múltipla abrangência, variedade e dialogicidade, uma vez que estar no ambiente virtual acaba por individualizar os sujeitos na medida em que têm autonomia para trabalhar em qualquer espaço/tempo. É preciso e desejado aproximar realidades e diminuir a distância entre sujeitos pra que esse aluno sinta-se estimulado a seguir adiante a cada dificuldade, aos imprevistos de diversas ordens, a cada novo desafio. Em contraposição ao modelo didático epistemologicamente fundado na transmissão de conhecimentos universais e definitivos, compreende-se o processo de ensino-aprendizagem como uma arena de interatuação, situada na cultura escolar, caracterizada por relações subjetivas que têm significado social e que são culturalmente compartilhadas. Desse modo, o uso de diferentes meios semióticos (as novas tecnologias da informação e comunicação - NTIC) é uma ferramenta capaz de promover a interação entre os sujeitos pedagógicos, dando conta da complexidade de processos cognitivos situados em múltiplos espaços e temporalidades. Nesse sentido, o curso Letras Espanhol EaD conta com equipes multidisciplinares para a elaboração de seus materiais impressos e virtuais, uma equipe pedagógica para cada disciplina (professor e tutores a distância), coordenação de tutoria.Também, no tocante à formação dos futuros professores, o curso tem o acompanhamento dos estudantes, in loco, por uma equipe de tutores presenciais (1 tutor para cada 25 alunos) e coordenadores de polos que estão responsáveis pela infraestrutura do local destinado à realização e desenvolvimento do curso. Acreditamos que desta forma, possibilita-se aos envolvidos no processo de ensino aprendizagem acompanhar mais de perto o percurso dos estudantes e os acontecimentos, sucessos e insucessos para poder aprimorar cada vez mais o curso, gerando estímulo aos estudantes e propiciando um ambiente harmônico entre todos os participantes. O presente Curso se alicerça na representatividade e presença histórica da UFSC – seus centros, departamentos, núcleos e laboratórios – e, particularmente, seus docentes e pesquisadores, atentos às questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica da educação-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de materiais de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleFormação de professores: ações políticas e pedagógicas do Curso de Letras Espanhol EaD da UFSC-Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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