Formação continuada em rede online de professores da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLocatelli, Ederson Luiz-
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Autor(es): dc.creatorFischer, Maria Cecilia Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3025-
Descrição: dc.descriptionAo tratarmos de formação de professores, estamos nos referindo aos processos que contribuem para a constituição de competências do profissional que vai atuar na Educação Básica, compreendendo-a em toda sua complexidade, dados os desafios da contemporaneidade. Se nos voltarmos para a Universidade, enquanto instituição responsável pela formação inicial dos professores, temos que questionar como é que os cursos de licenciatura estão dando conta dessa tarefa. Todas essas questões, entre outras, vão constituindo a identidade profissional dos professores na contemporaneidade e pensar sua formação, portanto, significa pensá-la para além da formação inicial. Este artigo tratará de um projeto realizado com os professores da Rede Jesuíta de Educação no Brasil chamado Programa Loyola que vem proporcionando momentos de formação docente. A formação docente procura, através da modalidade a distância, uma nova forma de se apropriar das bases educativas jesuítas, tendo em vista o apostolado da educação. Com isso, a cibercultura torna-se um meio de capacitação docente nesse contexto, porque proporciona a criação de um espaço comum, onde, com o apoio das Tecnologias Digitais Virtuais - TDVs, é possível a interação entre docentes. O método científico utilizado na pesquisa foi uma abordagem qualitativa, configurando-se de forma exploratória e utilizando os procedimentos técnicos do estudo de caso e classificada como uma pesquisa bibliográfica e documental. Um dos objetivos da pesquisa foi como estimular a aprendizagem online, em rede, de forma que os professores, mesmo estando dispersos geograficamente, sintam-se pertencentes a um mesmo grupo que compartilha pressupostos comuns. Além deste, procurou verificar como propiciar o compartilhamento de experiências e a aprendizagem online, em rede. A aprendizagem em rede se deu de forma desafiadora, mas com um resultado satisfatório. O que moveu o grupo desde o início foi a curiosidade em aprender sobre uma nova tecnologia para trabalhar com os alunos.-
Descrição: dc.descriptionIn addressing teacher training, we are referring to the processes that contribute to the formation of the professional skills that will operate in Basic Education, understanding it in all its complexity, given the challenges of contemporary. If we turn to the University as an institution responsible for the initial training of teachers, we should question how the degree courses are realizing this task. All these questions, among others, will constitute the professional identity of teachers in contemporary thinking and their training, therefore, means to think it beyond the initial training . This article will deal with a project conducted with the teachers of the Jesuit Schools in Brazil called Loyola Program that has provided moments of teacher training. Teacher training demand through the distance mode, a new way of appropriating the bases Jesuit education, considering the apostolate of education. Thus, cyberculture becomes a means of teacher training in this context, because it provides the creation of a common space where, with the support of Digital Virtual Technologies, it is possible the interaction between teachers. The scientific method used in the research approach was qualitative, setting up an exploratory manner and using the technical procedures of the case study and classified as a documentary and bibliographical research. One goal of the research was to stimulate learning online network, so that teachers, even though geographically dispersed, feel belonging to a group that shares common assumptions. Besides this, tried to verify facilitate the sharing of experiences and learning online network. Network learning occurred in a challenging way, but with a satisfactory result. What moved the group from the beginning was the curiosity to learn about a new technology to work with students.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRede-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleFormação continuada em rede online de professores da educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.