Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Markenson, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Burger, Regiane | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Danielle Vilar G. dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/3023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3023 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é apresentar as etapas de construção da disciplina Fisica Teórica I na modalidade online. Esta disciplina apresenta um índice de reprovação de cerca de 40% na modalidade presencial, sendo um dos principais motivos de abandono nos cursos de Engenharia ainda no ciclo básico. Percebe-se que boa parte das reprovações ocorre devido às deficiências trazidas pelos alunos em matemática e física. No curso regular não há carga horária suficiente para sanar estas deficiências e cumprir o conteúdo integralmente. Este aspecto motivou a construção da disciplina na modalidade online para cursos presenciais. A disciplina foi construída permitindo-se flexibilidade de caminhos, incluindo revisão de conteúdos do ensino médio. Desta forma, pretende-se suprir as deficiências da formação com as quais os estudantes ingressam na universidade, reduzindo, assim a taxa de reprovação e consequente evasão. A disciplina foi implantada no primeiro periodo letivo de 2013 e a resposta por parte dos alunos foi positiva e encorajadora. Trabalhos adicionais estão sendo produzidos para análise do impacto da disciplina nas taxas de reprovação e evasão. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to present the stages of development of the module Theoretical Physics I for online presentation. In previous face-to-face presentations, the module has had a failure rate of about 40%, constituting one of the main reasons for attrition in engineering courses during the first two study years. Our experience has been that failure occurs due to gaps in students’ previous knowledge of Mathematics and Physics. In face-to-face mode there is no sufficient time to both remedy these deficiencies and deliver the main module content. This has motivated development of the module in a Virtual Learning Environment including access for students enrolled in the traditional mode. The online module has been designed to allow for flexible pathways that include the option to learn or revise pre-requisite topics. Thus, it is intended to allow students to fill in knowledge gaps that exist as a consequence of deficient schooling. It is hoped that the module will give students the opportunity of restructuring their knowledge, reducing the failure rate and consequent attrition. The new scheme was implemented in the first academic semester of 2013, and, so far, student response has been positively and very encouraging. Further work is underway to examine the impact of the module on repetition and dropout rates. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online module | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attrition | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Física téorica online: um desafio para o ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: