Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCabral, Ana Lúcia Tinoco-
Autor(es): dc.creatorSeara, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/3020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/3020-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a linguagem de um ponto de vista enunciativo e interacional e por meio de uma metodologia que consiste em recensear regularidades de uso, o presente estudo visa mostrar alguns resultados que decorrem da análise comparativa e constrastiva de textos instrucionais constantes de unidades curriculares lecionadas em sistema de e-learning, numa universidade portuguesa e numa universidade brasileira, que prestam exclusiva ou particular atenção a esta forma de ensino. As análises focalizam o uso da linguagem em textos instrucionais e buscam estabelecer critérios para a avaliação sobre a adequação da linguagem utilizada, privilegiando, numa dimensão discursivo-pragmática, a eficácia desses enunciados. Observa-se sobretudo a preocupação com a interação que promove a dimensão colaborativa que, neste tipo de ensino, deve ser incentivada. Privilegiar-se-á a análise focalizada em estratégias verbais que estão ao serviço da dimensão colaborativa, nomeadamente as estratégias de cortesia e a construção da dimensão intersubjetiva. Apresenta-se uma abordagem comparativa, a partir da qual se confrontam os resultados de análise do texto português com o brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectInteração verbal-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise linguístico-textual-
Palavras-chave: dc.subjectVerbal interaction-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic and textual analysis-
Palavras-chave: dc.subjectVerbal interaction-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic and textual analysis-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titleQuestões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.