Perfil dos egressos do curso de Administração EaD/UFSC/UAB e a consonância com a política educacional de EaD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPereira, Ariane Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Andressa Sasaki Vasques-
Autor(es): dc.creatorFiates, Gabriela Gonçalves Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2993-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou analisar o perfil do egresso do curso de administração de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina ofertado por meio do Sistema Universidade Aberta. O estudo foi pautado na visão de Sechi (2010) quanto à visão de política pública. Para tanto, houve uma descrição da política pública operacionalizada através do sistema UAB de acordo com levantamento da legislação brasileira. Verificou-se o número de egressos por polo para o curso em análise, e, houve uma conseguinte análise das características de sexo, idade, cidade de residência, IDH do município do polo e por fim a procedência escolar do aluno: se ele concluiu o ensino médio em instituição pública ou privada. A abordagem do estudo foi predominantemente quantitativa, complementada por análise qualitativa tendo em vista o preconizado na política pública. Entre os resultados, cita-se que o perfil do egresso está em consonância com o perfil nacional, sendo na maioria alunas com idade superior a 26 anos. Do total de egressos 83% são oriundos de instituições públicas. A concentração da residência dos alunos está em sua maioria a um raio de 50km em relação ao polo. A cidade que abriga o polo e a circunvizinhança possuem IDH médio. Apesar da aparente consonância muito há que ser feito no país a fim de reduzir as desigualdades e promover uma redemocratização efetiva do acesso ao ensino superior.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze the profile of management´s graduates of the course in Distance Education of Universidade Federal de Santa Catarina offered by Universidade Aberta do Brasil to verify the compliance with the Distance Education policy in Brazil. The studied was carried through the lens of Sechi (2010) studies about policy. Therefore, there was a description of the the public policy implemented through the UAB system according to the Brazilian legislation. It was also verified the number of graduates per pole, and accordingly there was a analysis of the characteristics of gender, age, city of residence, HDI from the municipality in which the polo was based and finally the student provenance school: if he finished high school in public or private institution. The approach for this study was predominantly quantitative, supplemented by qualitative analysis in accordance with the policy content. Among the results, it is cited that the profile of graduates is in line with the national profile, with most students over the age of 26 years and female gender. Of the total 83% of graduates were provenient from public institutions. The residence of the students is concentrated mostly on a radius of 50km over the pole. The city which host the polo and its surrounding region have medium HDI. Despite the apparent line there is much to be done in the country in order to reduce inequalities and promote an effective democratization of access to a higher education.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidsade Aberta-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de política pública-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional EaD-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil egressos-
Palavras-chave: dc.subjectPublic politic evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectDE educational policy-
Palavras-chave: dc.subjectGraduate´s profile-
Palavras-chave: dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning-
Título: dc.titlePerfil dos egressos do curso de Administração EaD/UFSC/UAB e a consonância com a política educacional de EaD-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.