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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Rabello, Cíntia Regina Lacerda | - |
Autor(es): dc.creator | Haguenauer, Cristina Jasbinschek | - |
Autor(es): dc.creator | Okada, Alexandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2973 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2973 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, situa-se na interface da Linguística Aplicada com a Educação, particularmente no contexto das novas tecnologias e das transformações que elas trazem para a sociedade e cultura contemporâneas. Nesse sentido, o estudo visa contribuir para a formação de professores no cenário emergente da inserção massiva das TICs (Tecnologias na Informação e da Comunicação) na educação a partir de uma proposta de construção de uma comunidade de coaprendizagem online na formação continuada de professores voltada para a apropriação críticas das TICs e o desenvolvimento de novas competências e letramentos necessários para a educação no século XXI. Tendo como contexto da pesquisa a Sociedade em Rede (CASTELLS, 2008) e a cibercultura (LÉVY, 2010) e reconhecendo o potencial das tecnologias digitais, principalmente aquelas da Web 2.0, no que diz respeito às possibilidades de comunicação, interação, compartilhamento e colaboração entre indivíduos dispersos temporal e geograficamente construindo verdadeiras comunidades de aprendizagem, a pesquisa propõe a criação de uma estratégia de aprendizagem em rede baseada nos conceitos de diálogo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1959/2010), interação (VYGOTSKY, 1930/1998; 1926/2001), coaprendizagem (BARROS; OKADA; KENSKI, 2012; OKADA e BUJOKAS, 2012; OKADA et. al., 2012) e inteligência coletiva (LÉVY, 2010) bem como a promoção de práticas de novos e múltiplos letramentos (CERVETTI ET al., 2006; CAZDEN, et al., 1996; KELLNER, 2000; STREET, 2003, LUKE, 2000; BUZATO, 2006, FREITAS, 2012) de forma que os professores sejam capazes de se apropriarem criticamente das tecnologias digitais e promoverem essas práticas em processos de ensino e aprendizagem com TICs. A pesquisa compreende três etapas: (1) identificação dos novos letramentos e competências docentes que se fazem necessários na cultura digital; (2) caracterização e implementação da estratégia de coaprendizagem em rede voltada para a formação de professores na promoção da apropriação crítica das TICs e no desenvolvimento de múltiplos letramentos e (3) análise e identificação das contribuições e limitações da estratégia de coaprendizagem em rede na real apropriação crítica das TICs e práticas de novos letramentos. Este trabalho apresentará resultados parciais da primeira etapa da pesquisa relativos às novas competências docentes e letramentos necessários para a utilização das TICs na educação contemporânea, frutos de uma pesquisa desenvolvida dentro de uma comunidade de coaprendizagem e coinvestigação com pesquisadores do Brasil, Portugal e Reino Unido. A metodologia de pesquisa abrange revisão de literatura de artigos e relatórios internacionais a fim de elencar e definir as novas competências necessárias para a aprendizagem no século XXI bem como os novos e múltiplos letramentos que emergem no contexto da cibercultura. Dessa forma, o estudo visa contribuir para o desenvolvimento de novos letramentos e competências docentes na utilização das TICs na educação desencadeando um processo de mudança na formação continuada de professores. A construção de uma comunidade de coaprendizagem busca direcionar o foco da formação para o professor e não para a tecnologia, como tem acontecido frequentemente em programas de capacitação docente, empoderando professores na utilização da tecnologia em suas práticas pedagógicas em processos de ensino e aprendizagem inovadores em consonância com as demandas emergentes do mundo contemporâneo. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Tecnologias, novos letramentos e formação de professores: um estudo em comunidades de coaprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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