Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Renato Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2972 | - |
Descrição: dc.description | Este relato debruça-se sobre o Programa Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP), que trabalha na perspectiva do princípio pedagógico da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no contexto da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município de Botucatu/SP e no contexto educacional da FMB, no que tange à experiência do uso de tecnologias no ensino da disciplina IUSC I, no primeiro semestre de 2013, aos primeiro-anistas dos cursos de medicina e enfermagem.Este relato tem sua base teórica na concepção de educação como construção coletiva, no qual se inclui o saber dos profissionais e da população, a partir da discussão das raízes dos problemas de saúde nos moldes de um processo político e dialógico que possibilite a reflexão sobre a realidade social e a sua transformação.O presente relato compõe estudo preliminar de projeto de mestrado, que foca-se na experiência de espaços de colaboração virtual (Plataforma Moodle, grupo de e-mails e rede social facebook) a serem usados pelos alunos do IUSC I, como uso integrado de tecnologias de educação e comunicação a distância. Investiga-se a eficácia dos multimeios midiáticos como subsídios alternativos, dinâmicos, estratégicos e transdisciplinares de disseminação e democratização de saberes. O arcabouço teórico pretendido para o estabelecimento da diferença entre a situação inicial e a situação-objetivo da hipótese estudada, ou seja, vivências e resultados do uso da tecnologia de educação e comunicação a distância como ferramenta para a formação de profissionais de saúde, será a Teoria dos Estilos de Aprendizagem.Para tanto, esse estudo principiou pelo oferecimento, aos docentes do IUSC I, no primeiro semestre de 2013, de encontros para familiarização com os citados ambientes virtuais e apresentação das possibilidades de suas respectivas aplicabilidades e funcionalidades no processo de ensino-aprendizagem aos primeiro-anistas dos cursos de Medicina e Enfermagem da FMB-UNESP.Composto por três módulos temáticos aplicados durante o semestre de duração do curso, o IUSC I é constituído por 10 professores, que aceitaram colaborar com esta pesquisa, a partir do uso de multimeios didáticos na aplicação de suas atividades de curso. Pactuou-se o uso do Moodle no módulo Atenção Primária à Saúde, do grupo de emails no Estudo de Território e Necessidades em Saúde e no Facebook no A Criança e sua Família. O relato deste trabalho debruça-se sobre o uso da plataforma Moodle no módulo Atenção Primária à Saúde.Os encontros entre pesquisador e docentes envolveram tutoria do pesquisador a cada um dos professores, com ambientação, treinamento e criação de ambientes de curso no Moodle, de forma elucidativa e descontraída. Ao término desses encontros, conquistou-se 100% de adesão dos docentes no uso do Moodle, atestada pela alimentação contínua de seus cursos em ambientes virtuais. Pactuou-se avançar o uso do Moodle no próximo módulo do IUSC I, para o empoderamento de suas aplicabilidades e funcionalidades pelos professores. Paralelamente à preparação dos docentes do IUSC I para o uso do Moodle, começou-se a aplicação do questionário de Estilos de Aprendizagem aos alunos matriculados na referida disciplina, no intuito de investigar a aplicação desta Teoria na potencialização dos processos de pesquisa, de produção e de conhecimento coletivo.Até o presente momento, o pesquisador encontra-se na fase de coleta de dados.Desta forma, este relato debruça-se sobre início de investigação do uso de espaço colaborativo virtual por docentes e alunos do IUSC I, cujas atividades de fomento à interação e aprendizado serão norteadas pelos Estilos de Aprendizagem. Tal análise integra-se à premissa do Programa IUSC quanto à mudança das práticas sanitárias voltadas à efetivação do SUS, compreendendo-se que a formação de profissionais da saúde deve pautar-se no processo de trabalho coletivo. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Moodle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | - |
Título: dc.title | Uso de espaço colaborativo virtual no IUSC I e a teoria dos estilos de aprendizagem: um relato em construção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: