Mastery learning : que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de português no 10º ano?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaspar, Ivone-
Autor(es): dc.creatorJerónimo, Fernanda Maria Nobre Lamy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2954-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionPartindo de um conceito positivista da aprendizagem e da assunção do papel determinante do professor para a sua emergência nos alunos, o presente estudo investigou os contributos da utilização do modelo de ensino Mastery Learning (ML) para o processo de ensino aprendizagem de alunos de Português, disciplina dos Cursos Científico-Humanísticos, estando subjacente a preocupação com a motivação dos aprendentes para a aprendizagem e o sucesso do seu desempenho. Se, por um lado, o trabalho realizado recupera a relevante mediação que os pressupostos pedagógicos assumem na relação do ensino com a aprendizagem, por outro, surge teoricamente ancorado no paradigma comportamental, que a perspetiva com base na observação de comportamentos do aluno, sendo este o centro das atenções do professor. Assim, focalizámo-nos no modelo Aprendizagem de Mestria ou Mastery Learning, que reflete a influência determinante dos estudos de John Carroll e Benjamin Bloom, assim como a revalorização de que tem sido alvo desde a década passada (sobretudo com Thomas Guskey), colocando o enfoque na performance (step by step) dos aprendentes e na sua progressiva melhoria até um grau satisfatório. Deste modo, foi nosso objetivo demonstrar como o modelo em referência é um catalisador das aprendizagens dos alunos e promotor do seu sucesso, revertendo esta situação para a motivação e o envolvimento de cada um no seu processo de ensino aprendizagem, finalidades do agir pedagógico do professor. O estudo de caso foi, então, o tipo de investigação desenvolvido, concretizado numa escola pública com uma turma de 20 alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano de escolaridade, cujos resultados comparámos com os de uma outra semelhante (turma de controlo). A recolha e consequente análise dos dados utilizaram o paradigma misto e foi selecionada a investigação ação como design metodológico privilegiado. Os resultados obtidos confirmam o que referimos anteriormente, na medida em que i) com a operacionalização do Mastery Learning, o desempenho dos alunos se alterou significativamente, tendo em conta a situação de partida e ii) foi nítida a sua motivação, comprovada nas notas de campo e nas entrevistas. Obtivemos, assim, resposta para as questões de investigação colocadas e foram concretizados os objetivos específicos estabelecidos.-
Descrição: dc.descriptionTaking into consideration a positivist concept of learning and assuming the relevance of the teacher‟s role to its emergence in the students, the present study investigated the contributions of the learning model Mastery Learning (ML) for the students‟ learning process in Portuguese, a Scientific-Humanistic Courses subject. Underneath this investigation is the concern about the learners‟ motivation for learning and the success of their performance. If, on one hand, this work reclaims the relevant mediation assumed by the pedagogical assumptions in the relation teaching/ learning, on the other hand, it appears theoretically anchored in the behavioral paradigm, that presents the learning process based on observation of student‟s behavior, and this is the center of teacher‟s attention. So, we focused on the Mastery Learning model, which reflects the influence of John Carroll and Benjamin Bloom‟s studies, as well as the revaluation that has been taking place since the past decade (especially with Thomas Guskey), putting the focus on the performance (step by step) of learners and their progressive improvement to a satisfactory degree. Thus, our goal was to demonstrate how the model in question stimulates student‟s learning and promotes their success, reversing this situation for motivation and positive involvement of each student in their learning process, purposes of the teacher's pedagogical action. So, the case study was the type of investigaton we developed, in a public school, with a class of 20 students of Sciences and Technologies of the 10th grade, which results were compared with those of another similar class (control group). Data were assembled and analyzed under a mixed paradigm and action research was the selected methodological design. The results confirmed what we said above: i) with the use of Mastery Learning, student‟s performance changed significantly, taking into account the beginning of the process and ii) the students‟ motivation was very high, what was clearly proved by the field notes and interviews. So, the research questions were correctly answered and the specific goals properly implemented.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral paradigm-
Palavras-chave: dc.subjectMastery learning-
Palavras-chave: dc.subjectStep by step-
Palavras-chave: dc.subjectEducational success-
Título: dc.titleMastery learning : que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de português no 10º ano?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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