Diversidade cultural e social dos alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Autor(es): dc.creatorBahia, Sara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2869-
Descrição: dc.descriptionA diversidade cultural e social é uma realidade cada vez mais presente nas sociedades dos nossos dias. Esta realidade coloca desafios a diferentes níveis e em diferentes esferas da sociedade. A escola, como instituição social que é, não escapa a este fenómeno. No entanto, o encontro de culturas, de crianças de diferentes origens socioeconómicas, não deve constituir um obstáculo ou um problema, mas sim uma forma de enriquecimento. Este capítulo considera um certo número de questões que interessam a professores e pessoas que têm de lidar com as questões de diversidade cultural e social. Para as pessoas que se interessam pelas dinâmicas, que se estabelecem devido ao contacto de grupos diferenciados, nomeadamente do ponto de vista cultural, social, económico e, também, de género. Procuraremos evidenciar os contributos que podem advir de uma educação, que tenha em conta a origem étnica, social e cultural das crianças e jovens como forma, por um lado, de promover o acesso e o sucesso ao longo da escolaridade. Por outro, de valorização das diferentes culturas em interacção. Sabemos que a abordagem desta temática abrange um vasto leque de aspectos. Existem, actualmente,vários estudos e abordagens desta realidade de acordo com a perspectiva do cientista social que a ela se dedica. No entanto, o nosso objectivo é focalizarmo-nos num conjunto de tópicos seleccionados, que nos ajudem a reflectir sobre a educação e a diversidade cultural, social e as questões de género, o seu significado e as suas implicações. Assim, procuraremos reflectir sobre os desafios e o papel da escola neste âmbito, bem como os desafios que se colocam aos professores na sua prática pedagógica. Para isso não poderemos deixar de abordar a noção de cultura e etnicidade, a noção de estereótipos de género, bem como o papel e o contributo da escola neste contexto multicultural.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherClimepsi Editores-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceito-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGénero-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectOrigem social-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Título: dc.titleDiversidade cultural e social dos alunos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.