Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Goulão, Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2830 | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) | - |
Relação: dc.relation | http://issuu.com/cinep/docs/25_-_cadernos_de_pedagogia_no_ensin | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calibração | - |
Título: dc.title | Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: