Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2830-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)-
Relação: dc.relationhttp://issuu.com/cinep/docs/25_-_cadernos_de_pedagogia_no_ensin-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendentes adultos-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectCalibração-
Título: dc.titleConhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.