Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorSpilker, Maria João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:00:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2812-
Descrição: dc.descriptionNo presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRevista Contemporaneidade Educação e Tecnologia-
Relação: dc.relationhttp://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files.wordpress.com/2013/05/artigo03_2013.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes de aprendizagem online-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem formal e informal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectConetivismo-
Título: dc.titleAmbientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.