Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Spilker, Maria João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2812 | - |
Descrição: dc.description | No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia | - |
Relação: dc.relation | http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files.wordpress.com/2013/05/artigo03_2013.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes de aprendizagem online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem formal e informal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conetivismo | - |
Título: dc.title | Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: