A expressão através da técnica de pintura de azulejos no Clube de Artes do Agrupamento de Escolas de Montargil : estudo exploratório de um processo formativo de jovens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.creatorPires, Maria de Fátima Leão Chuço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2687-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como foco principal perceber o papel que a técnica de pintura de azulejos, exerce na formação dos jovens, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, que se encontram a frequentar o clube das artes, no agrupamento de escolas de Montargil. A questão principal deste estudo é : "De que modo é que a técnica de pintura de azulejos, contribui para o processo formativo dos jovens envolvidos no clube das artes?" Como processo de aprendizagem foi utilizada uma pedagogia de projeto aliada à pedagogia de situação de Giséle Barret. O modelo orientador da pesquisa foi o modelo de relação pedagógica de Renald Legendre com o objetivo de melhor compreendermos o objeto de estudo. Este modelo foi baseado numa situação pedagógica em que os quatro pólos da relação pedagógica de Renald Legendre, (o Sujeito (S), o Objecto (O) de estudo, o Agente (A) e o Meio (M), interligados atingiram objetivos comuns. A metodologia utilizada ao longo desta pesquisa é do tipo qualitativo mais propriamente, um estudo de caso com caráter exploratório. Este estudo teve início em setembro do ano letivo de 2010/2011 e terminou em fevereiro do corrente ano (2012). Constatámos que a pintura de azulejos é uma mais-valia para a educação dos alunos contribuindo, para além de uma melhoria das suas aprendizagens também para que haja uma forte modificação nos seus comportamentos e atitudes dentro e fora da sala de aula. Pensamos que se torna imprescindível nas escolas, um clube das artes em que os alunos utilizem a técnica de pintura de azulejos, dado que o mesmo se revelou muito positivo. A existência de vários docentes no clube das artes será uma mais-valia de modo a chegar ao maior número de alunos possível.-
Descrição: dc.descriptionThis research focuses primarily understand the role that the technique of t glazed tiles, exercises in the training of young people with ages between 12 and 16 years old who are attending the art´s club in agrupamento de escolas de Montargil. The main research question was "How that is the technique of painting tiles, contributes to the educational process of young people involved in the art´s club?" As the learning process was used a pedagogy project combined with pedagogy situation Giséle Barret. The model that oriented the research was the model of pedagogical relation of Renald Legendre as we aimed a better understanding of the object of study. This model was based on a pedagogical situation in which the four points of the pedagogical relation of Renald Legendre (Subject (S), Object (O) of study, Agent (A) and Environment (E) interconnected filled in shared aims. The methodology used throughout this research is a qualitative rather, a case study with exploratory. This study began in September of the school year of 2010/2011 and ended in February of this year (2012). We concluded that glazed tile painting is a surplus value to the students’ education, contributing not only to the improvement of their learning process but also to a change in their behavior and attitudes both in and out of the classroom. We believe that it is indispensable at schools an art club in which students learn the glazed tile painting technic, as this as proved to be very positive. The existence of multiple professors in art´s club will be an asset in order to reach the largest number of students possible.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectAgrupamento de escolas-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de formação-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectAzulejos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de grupo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectMontargil-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectEducation through art-
Palavras-chave: dc.subjectFormative process-
Palavras-chave: dc.subjectCreativity and glazed tile painting technic-
Título: dc.titleA expressão através da técnica de pintura de azulejos no Clube de Artes do Agrupamento de Escolas de Montargil : estudo exploratório de um processo formativo de jovens-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.