Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlor, Pedro-
Autor(es): dc.creatorTadeia, Helena R. Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2684-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação insere-se nos âmbitos da Museologia e da História da Arte e diz respeito a um trabalho de pesquisa desenvolvido entre Setembro de 2011 e Outubro de 2012. Esta investigação teve simultaneamente por objectos de estudo a história da existência do mais antigo museu, não só da cidade de Beja, como do país – o actual Museu Rainha Dona Leonor, também designado por Museu Regional de Beja (MRDL/MRB) – que conta com mais de dois séculos de existência e a história das suas colecções de pintura expostas, procurando-se em especial, esclarecer sobre a proveniência das obras em questão e ulterior percurso até a sua musealização. O desenvolvimento do presente ensaio explorou hipóteses várias de procedência das pinturas, com as antigas colecções de Frei Manuel do Cenáculo – fundador do primitivo museu de Beja em 1791 – a ocupar lugar de destaque, distribuindo-se a proveniência das restantes entre o próprio Convento da Conceição, onde actualmente está instalado o Museu Rainha D. Leonor e os espólios remanescentes do Paço Episcopal e de igrejas e conventos desaparecidos da capital do Baixo-Alentejo. A investigação levada a cabo trouxe alguns contributos preciosos para a história, quase ignota, de uma importante colecção de pintura, permitindo hoje, sem dúvida, melhor compreendê-la. O que antes não passava de um grupo de pinturas, aparentemente reunidas de forma aleatória, das quais se desconhecia quase tudo – nomeadamente a proveniência, essencial para as compreender enquanto colecção – é hoje um conjunto coerente, em que a presença de todas as peças se articula de acordo com um propósito lógico, que procuraremos esclarecer ao longo do articulado. As conclusões a que chegámos vêm contrariar a assunção que até à data tem prevalecido, que dava o essencial do corpus pictórico do MRDL como proveniente dos espólios remanescentes de demolidas igrejas e conventos extintos de Beja e arredores, o que, de todo, não se verifica.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Rainha Dona Leonor (Beja, Portugal)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da arte-
Palavras-chave: dc.subjectMuseologia-
Palavras-chave: dc.subjectColeções de museus-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação da propriedade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectBeja-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectCollection-
Palavras-chave: dc.subjectPainting-
Palavras-chave: dc.subjectArtwork-
Palavras-chave: dc.subjectPanel-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectProvenance-
Palavras-chave: dc.subjectApplication-
Palavras-chave: dc.subjectMultimédia-
Título: dc.titleContributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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