A educação ambiental em contexto não formal : estudo de caso do município da Maia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmador, Filomena-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Marta Helena Campos da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2664-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2664-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA partir dos anos 90 do século XX os responsáveis, políticos e técnicos, pela gestão do Município da Maia perceberam a existência de uma lacuna a nível do ensino formal: uma quase total ausência de educação e sensibilização ambiental nos estabelecimentos de ensino. Desde a época até então foram desenvolvidas um conjunto de iniciativas em prol do ambiente e da educação e sensibilização ambiental, sendo lançado em 1998 um projeto piloto de criação de uma escola de ensino não formal, intitulada Aprender Ambiente que, posteriormente, evoluiu para um complexo de educação ambiental, pleno de novas valências e nova localização. No âmbito desta evolução, que conta já com um percurso de mais de 20 anos, a autarquia apostou na criação de dois novos espaços no Concelho da Maia: o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e o Parque de Avioso – S. Pedro. Tendo estes dois equipamentos municipais características diferenciadoras no âmbito da sua criação, têm em comum o objetivo da dinamização de atividades de educação e sensibilização ambiental. O trabalho aqui apresentado pretende dar a conhecer estes dois equipamentos municipais dedicados à educação e sensibilização ambiental, com um maior ênfase no que respeita ao estudo do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, uma vez que é neste espaço que decorrem a maior parte das atividades dinamizadas diariamente. Através deste trabalho pretende-se, ainda, perceber qual o impacto da existência de uma infraestrutura municipal para o desenvolvimento da educação ambiental (em contexto não formal).-
Descrição: dc.descriptionFrom the 90´s of the twentieth century leaders, politicians and technicians, responsible for the management of the Municipality of Maia noticed the existence of a gap at the level of formal education: an almost total absence of environmental education and awareness in schools. Since then until the present time there have been developed a number of initiatives for the environment and environmental education and awareness, being released in 1998 a pilot project of creating a school of non-formal education, entitled Aprender Ambiente which, later evolved into an environmental education complex, full of new areas and a new location. As part of this evolution, which already has the duration of more than 20 years, the municipality invested in the creation of two new spaces in the Municipality of Maia: Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta and the Parque de Avioso – S. Pedro. Having these two municipal equipments differentiating characteristics in its creation, they share in common the purpose of dynamization of activities of environmental education and awareness. The work presented here aims to present these two municipal facilities dedicated to environmental education and awareness, with a greater emphasis with regard to the study of Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, since it is in this space that most of the daily activities are dinamized. Through this work we also intend to understand the impact of the existence of a municipal infrastructure for the development of environmental education (in a non-formal educational context).-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectAutarquias-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração local-
Palavras-chave: dc.subjectMaia-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipality of Maia-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for sustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectEducational institutions-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education plan-
Palavras-chave: dc.subjectPublics-
Título: dc.titleA educação ambiental em contexto não formal : estudo de caso do município da Maia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.