Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Quintas, João Manuel dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:59:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:59:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/2616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2616 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Em qualquer experiência que tenhamos num formato de educação-formação Online, como formando ou como docente verifica-se, empiricamente, que o tempo consumido é francamente maior se comparado com o formato mais tradicional. Para consubstanciar cientificamente, esta questão, realizou-se o presente estudo, aplicado nomeadamente ao Curso de Formação Contínua de e-Formadores (CFCeF) realizado pela Escola de Formação Pedagógica de Formadores. Começa por se fazer uma revisão de literatura, relativamente a conceitos e estudos que permitem enquadrar a pertinência do presente estudo. Visitam-se alguns autores que consignaram alguns dos seus estudos relacionadados com o Tempo Online e o Tempo Presencial, percebendo em que medida fará sentido este tipo de comparação. Abordam-se também nesta revisão conceitos relacionados com estratégias de aprendizagem mais adequadas neste formato, e o modo como os formandos encaram o estudo, nos cursos enquadrados na Abordagem ao Estudo. Numa segunda parte descreve-se o peso deste novo formato Online nas demais tarefas e atividades desenvolvidas pelo militares, com base num inquérito aplicado aos formandos das 5 edições realizadas do CFCeF e nos dados disponíveis na plataforma no que diz respeito ao modo como os formandos participaram e realizaram as várias actividades. Sem prejuízo da diversidade de tarefas e actividades realizadas Online, considerou-se para este efeito " a Sala de Aula Online" que não é mais do que a participação nos diversos Fóruns de Discussão. Para isso, definiu-se um Perfil de Participação do Estudante Online tendo como referência a média de participações por cada edição. | - |
Descrição: dc.description | In every experience involving online education and training as a trainee or as a teacher, there is, empirically, a time involvement that is frankly higher when compared with the more traditional format. To substantiate scientifically this issue, we have carried out this study, applied to the Continuing Education Course for e-Trainers (CFCeF) conducted by the School of Pedagogical Teacher Training. The work starts with a literature review of the concepts and studies that allow us the framing of the relevance of this study. Some authors who have studied issues related with Online Time and Face Time are analyzed, considering to what extent this type of comparison makes sense. The concepts related to learning strategies more appropriate in this format are reviewed and the way students face this study is also considered. The second part describes the weight of this new format in other online tasks and activities of the military, based on a survey applied to graduates of the 5 CFCeF courses and the data available on the platform with respect to how the students participated in and conducted the various activities. Notwithstanding the diversity of tasks and activities online, it was considered for this purpose "the Online Classroom" which is nothing more than the participation in the various discussion forums. To do this, a student participation online profile was setup having as reference the average contribution of each course. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação do tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação dos estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de formadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CFCeF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discussion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaborative enviroment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student participation online profile | - |
Título: dc.title | Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: