Impacto da utilização das TIC na gestão pedagógica do ensino secundário no Colégio Manuel Bernardes : estudo de caso "projecto SaD" (SaD - secundário a distância)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.creatorNunes, José Manuel Freixo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2587-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento tecnológico dos últimos trinta anos, associado ao aparecimento do computador pessoal e à expansão das redes informáticas, criou condições de mudança no ensino e na aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo principal mostrar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram e continuam a contribuir para otimizar as estratégias de aprendizagem, incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos para o ensino secundário, particularmente no Colégio Manuel Bernardes. Verificar qual a importância de um modelo pedagógico de ensino a distância para o ensino secundário (SaD – Secundário a Distância), será outro dos objetivos a atingir, neste caso o objetivo específico. Uma das formas de investigar ou desenvolver uma investigação, é através de um estudo de caso. Esta investigação seguiu a teoria associada ao estudo de caso que está relacionada com a ligação existente entre a pesquisa empírica e o pensamento lógico. A revisão da literatura foi fundamental neste trabalho de investigação. Ajudou a compreender o tema escolhido para a investigação, pois são determinantes os estudos já efetuados por investigadores e especialistas no tema focado. Nesta investigação as leituras realizadas, incidiram sobre a literatura relacionada com o ensino das TIC no secundário, o ensino a distância e a gestão pedagógica, assim como sobre a metodologia a utilizar na investigação. Relativamente à metodologia aplicada, numa primeira fase foi efetuada uma pesquisa (dados secundários) relacionada com a evolução das TIC no ensino secundário assim como da sua influência na gestão pedagógica. O ensino a distância em Portugal foi outro aspeto objeto de pesquisa, no que diz respeito aos conceitos e à sua evolução ao longo dos anos. A segunda fase esteve relacionada com a investigação empírica onde se procurou apresentar e explicar um conjunto de dados qualitativos e quantitativos (dados primários) relacionados com um conjunto de questões. Investiga-se para se chegar a uma conclusão e talvez propor novos temas de pesquisa e investigação. As conclusões desta investigação foram suportadas pelas respostas às questões da investigação, tendo em vista confirmar ou refutar as hipóteses sugeridas. Através de processos empíricos, entrevistas e questionários, assim como da sua análise estatística e descritiva, procedeu-se ao teste das hipóteses sugeridas. Pela análise dos resultados obtidos podemos concluir que o impacto das TIC no ensino secundário do Colégio Manuel Bernardes contribuiu para a otimização dos processos de ensino e aprendizagem, para incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos. Este impacto foi moderado, gradual e orientado por um alinhamento com a evolução tecnológica. Os dados apresentados correspondem a um padrão generalizado de concordância, relativamente à teoria orientadora, às questões da investigação e às hipóteses sugeridas. Relativamente à importância de desenvolver um modelo pedagógico de ensino a distância (SaD) para o ensino secundário, foi confirmada a sua importância mas com algumas restrições.-
Descrição: dc.descriptionThe technological development of the last thirty years, associated with the emergence of the personal computer and the expansion of computer networks, created conditions for a change in teaching and learning. This thesis main goal is to show that Information Technology and Communication (ICT) have contributed and continue to contribute to, optimize learning strategies, enhance teaching creativity and to create teaching materials for secondary education, particularly in Colégio Manuel Bernardes. Verifying the importance of a pedagogical model of distance education for secondary education (SaD - Secondary at Distance), will be one of the goals to be achieved, in this case the specific purpose. One way to investigate or develop a research is through a case study. This research followed the theory associated with the case study that is related to the link between empirical research and logical thinking. The literature review was crucial in this research work. It helped to understand the theme chosen for the investigation, because are crucial the studies already conducted by researchers and experts on the subject focused. During this investigation the readings performed, were focused on literature related to ICT education in secondary, distance learning and educational management, as well as on the methodology to be used in research. Regarding the methodology used during this investigation, initially it was made a research (secondary data) related to the development of ICT in secondary education as well as their influence on educational management. Distance learning in Portugal was another subject of research, regarding its concepts and evolution over the years. The second stage was related to empirical research where it will be presented and explained a set of qualitative and quantitative data (primary data) related to a set of questions. We investigate to take conclusions and to create new research and investigation topics. The conclusions of this research were supported by the answers to the research questions in order to confirm or refute the hypotheses suggested. Through empirical processes, interviews and questionnaires, as well as its descriptive and statistical analysis, we proceeded to test the By analyzing the results, we can conclude that the impact of ICT in secondary education at Colégio Manuel Bernardes contributed towards the optimization of teaching and learning, to enhance the pedagogical creativity and create teaching materials. This impact was moderate, gradual and driven by an alignment with technological developments. The shown data correspond to a generalized pattern of agreement on the guiding theory, research questions and hypotheses suggested. Regarding the importance of developing a pedagogical model of distance education (SaD) for secondary education, its importance was confirmed but with some restrictions.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Moodle-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectColégios-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducational management-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication-
Título: dc.titleImpacto da utilização das TIC na gestão pedagógica do ensino secundário no Colégio Manuel Bernardes : estudo de caso "projecto SaD" (SaD - secundário a distância)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.