O twitter em contexto académico/profissional : estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorSimões, Paulo Guilherme Domingos Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:59:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:59:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/2582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/2582-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEste estudo visa compreender, por um lado, de que forma as pessoas usam o Twitter integrado dentro do seu PLE (Personal Learning Environment) em contexto académico/profissional, e por outro, de que modo poderão alterar os seus comportamentos e práticas, depois de passarem por um processo de aprendizagem formal da ferramenta. Uma das principais características do Twitter é que qualquer indivíduo pode usá-lo como ferramenta de atualização imediata de informação em tempo real partilhando rapidamente qualquer tipo de informação ou interagindo com qualquer outro utilizador. A forma como o conseguirmos maximizar dentro um PLE torna-se fundamental no atual panorama da sociedade da informação e conhecimento, quer em contextos formais, quer informais de aprendizagem/formação. Para o estudo desta relação tomaram-se como referenciais teóricos os conceitos de PLE – Personal Learning Environment e Micro-blogging. Procedeu-se a um estudo de acordo com o paradigma de investigação da Design-Based Research junto de uma comunidade virtual de aprendizagem num contexto formal de aprendizagem académica/profissional, sendo utilizados como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aos estudantes assim como a análise de conteúdo da comunicação/interação desenvolvida pelos membros da comunidade virtual de aprendizagem – estudantes e professores nos diversos espaços das ferramentas, ou seja, no PLE, ao longo das diferentes momentos e atividades de aprendizagem propostas.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to understand how people use Twitter within their PLE (Personal Learning Environment), in a professional context, and how they can change their behavior and practices, after undergoing a process of formal learning about the tool. A key feature of Twitter is that anyone can use it as a tool for immediate update of real-time information sharing quickly any information or interacting with any other user. The way that we can maximize within a PLE is fundamental in the current panorama of the information society and knowledge, whether in formal or informal learning contexts. To study this relationship were taken as the theoretical concepts of PLE - Personal Learning Environment and Micro-blogging. There has been a research oriented for the Design-Based-Research paradigm a along with a virtual learning community, being used as instruments for data collection, questionnaires to students, as well as the content analysis of all the communication/interaction developed by the virtual learning community - students and tutors in the various spaces of the tools, i.e. in PLE along different stages of learning activities and proposals.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPLE-
Palavras-chave: dc.subjectMicro-blogging-
Título: dc.titleO twitter em contexto académico/profissional : estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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